sexta-feira, 18 de maio de 2018

Prefeito Zé Martins participa do lançamento da Campanha de Prevenção às Drogas em Bequimão

O prefeito Zé Martins, participou na manhã desta quarta-feira, 16, do lançamento da Campanha de Prevenção contra às Drogas, na cidade de Bequimão. Com o tema: “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, a campanha foi lançada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), e contou com a participação de autoridades do Poder Judiciário, estudantes, professores, representantes do Executivo e Legislativo dos municípios de Bequimão e Peri-Mirim, das polícias Civil e Militar, guarda municipal de Bequimão, lideranças comunitárias e religiosas, e sociedade civil.
Em Bequimão, município distante 76 Km de São Luís, o lançamento foi realizado, às 9h, no salão paroquial da Igreja Matriz Santo Antônio. Alunos do Centro de Ensino Manoel Beckman (estadual) e das escolas municipais Benedita Moraes Gusmão e Domingos Bouéres participam do evento, além das escolas São Benedito, Cecília Botão e Carneiro de Freitas do município de Peri-Mirim. Na abertura do evento, os estudantes de Bequimão e Peri-Mirim fizeram uma apresentação teatral, com a temática do envolvimento com drogas e a possibilidade de recuperação.
Sobre o trabalho preventivo implementado pelo MPMA, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho afirmou que “combater as drogas não é gasto. É um investimento essencial para a vida de nossas crianças, dos nossos jovens. Por isso apoiamos a iniciativa de trazer a campanha para o interior do Estado: porque precisamos levar essa mensagem a todos, precisamos atuar juntos para vencer a guerra contra as drogas.”
A corresponsável pela campanha nas cidades do interior do Maranhão, promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia, titular da Comarca de Açailândia, ministrou palestra sobre prevenção ao uso de substâncias entorpecentes apara os alunos das escolas públicas presentes na solenidade. “A questão das drogas, lícitas e ilícitas, é um problema social que envolve uma série de setores e aspectos, como saúde pública, criança e adolescente, educação, dependência química, internação e criminalidade”, afirmou.Sandra Garcia alertou os jovens para que não deem o primeiro passo no caminho das drogas. “Depois de entrar, é muito difícil sair desse caminho que pode levar à prisão, à morte ou a uma clínica de reabilitação, se a pessoa tiver, de fato, muita sorte, apoio da família, para sair do vício”, afirmou.
Titular da Comarca de Bequimão, a promotora de justiça Raquel Madeira Reis, ressaltou que pais, escolas e instituições devem unir esforços no combate às drogas. “Prevenir e combater as drogas são tarefas de todos nós. É preciso estar atento à rotina das crianças e dos jovens. Família, escola e poder público devem atuar sempre juntos”, pontuou.O diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), Marco Antônio Santos Amorim, recebeu uma homenagem durante a solenidade, por ser filho da terra. Em sua fala, o membro do MPMA destacou o empenho da instituição em mudar a realidade da comunidade por meio de seus programas institucionais e citou os versículos da Bíblia em Coríntios 6:19-20 e Provérbios 20, fazendo referência à falta de sabedoria por uso de bebidas e drogas. “Fica um alerta para os estudantes. Cuide do seu corpo, da sua vida. Por causa das drogas muitas famílias estão desestruturadas, desestabilizadas. Os pais não devem abrir mão do dever de cuidar dos filhos”, completou.
O prefeito de Bequimão, Zé Martins afirmou que sua gestão será parceira do Ministério Público no combate e prevenção das drogas no município. “Bequimão é mais um dos municípios do Brasil que tem a missão de resolver o problema das drogas e o caminho é a prevenção. Dessa forma foi que a prefeitura fez uma parceria com o Ministério Público, inclusive com a presença do Procurador Geral, Dr. Luiz Gonzaga Martins Coelho, que fez essa explanação sobre o tema, com a presença de jovens estudantes que são o futuro  do nosso município. Todos puderam ter uma ideia do estrago que as drogas traz para o usuário e sua família. É com campanhas como essa que vamos lutar contra esse grande mal que tem destruído muitas famílias. A gente abraçou essa ideia, somos parceiros do MPMA e só  quem vai ganhar com essa guerra é a sociedade”, destacou o prefeito.
Com o objetivo principal prevenir o uso de drogas, a campanha teve início em 2013, em São Luís, sendo atualmente desenvolvida tanto na capital e quanto no interior do estado. Direcionada ao público estudantil, a campanha é realizada por meio de palestras e atividades artísticas, como os concursos de redação, poesia e desenho, além de apresentações teatrais. Atualmente 82 municípios já receberam essa campanha, que tem mudado a vida de muita gente em todo Estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário