quinta-feira, 6 de abril de 2017

Sebrae e Prefeitura realizam curso de melhoramento de farinha no Povoado Centrinho de Santana

Na última sexta-feira (31), foi encerrado o Curso de Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca, promovido pelo Sebrae-MA, por meio da Unidade Regional de Pinheiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão, através da Secretaria de Agricultura. Foram capacitados 24 (vinte e quatro) pequenos produtores de farinha da comunidade de Centrinho do Santana, zona rural de Bequimão.

O objetivo do curso foi revitalizar a casa de farinha, capacitar tecnicamente os produtores, com a finalidade de agregar valor ao produto e aumentando a produção, e consequentemente, gerar renda às famílias dos pequenos produtores. A capacitação foi ministrada pelo especialista em mandiocultura, engenheiro agrônomo e consultor credenciado do Sebrae, Nelson de Alencar.

Para o Superintendente do Sebrae no Maranhão, a capacitação alavanca a produção e dá qualidade ao produto. “Essa capacitação foi mais uma ação inserida no Projeto DET (Desenvolvimento Econômico e Territorial) no Litoral Ocidental, que vem realizando uma série de capacitações e ações de mercado para desenvolver as principais vocações econômicas de cada município incluído nesse território”, explicou o diretor superintendente do Sebrae, João Martins.
Além do melhoramento da farinha de mandioca, os produtores aprenderam a fazer sabão do tucupi, matéria prima da mandioca.

Para Rodrigo Martins, a técnica do trabalho rural faz toda diferença.” O preparo de mudas, do solo, o passo a passo do plantio, a rotação de culturas, controle de pragas e doenças, como fazer a colheita e a conservação pós-colheita e os derivados da mandioca que podem ser produzidos e consumidos foram algumas das técnicas demonstradas aos produtores das Associações dos Trabalhadores da Terra do Santana (ATRATES) e dos Assentados do P.A. (Padre Paulo) Fortim de Centrinho. Ao ter contato com essas técnicas, os produtores sentiram a necessidade de melhorar e aprimorar o produto para a comercialização no mercado interno e possivelmente externo. Perceberam uma grande oportunidade de negócio”, destacou o agente de desenvolvimento, Rodrigo Martins

Estiveram presentes no encerramento do curso, o vice-prefeito Sidney Magal, o secretário de Indústria e Comercio, Ademar Costa, a secretária adjunta de Agricultura, Clenilde Pereira, a gerente regional do Sebrae de Pinheiro, Rosa Amélia e agente de desenvolvimento, Rodrigo Martins, além de lideranças das comunidades.

Ao termino  do curso todos os 24 alunos capacitados receberam seus Certificados das mãos das autoridades presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário