terça-feira, 11 de abril de 2017

Festival Gastronômico – Delícias do Mar foi um sucesso em Alcântara-MA

A cidade de Alcântara recebeu na última sexta feira (7) o II Festival Gastronômico – Delícias do Mar, realizado pelo Sebrae/MA em parceria com a prefeitura municipal e apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Alcântara. O evento contou a participação de 09 restaurantes, que tiveram a oportunidade de mostrarem suas iguarias como principais pratos da gastronomia local.

Participaram do Festival os restaurantes da (Socorro, Rosário, Rosa, Tijupá, Eugênia, Dona Maria e Pizza & Cia), que fizeram amostragem de seus pratos especiais para o público que compareceu ao Colégio Presidente John Kennedy, onde foi realizado o Festival.

Para Keila Roberta, representante do restaurante Dona Maria, o festival serviu para mostrar as iguarias de seu estabelecimento, como o Camarão na Moranga. “É um prato especial, serve três pessoas, e um preço muito bom. Este festival é um aprendizado para todos os donos de restaurantes de Alcântara, em que a cada dia o Sebrae vai incentivando a gente, dando mais conhecimento aos empreendedores locais” – destacou.

Já Elke Alves da Silva, dona de um restaurante participante do Festival e especialista em Rizoto de Camarão no abacaxi, especialidade principal da casa, destacou a importância do evento.  “É fundamental um evento dessa grandeza em nossa cidade. Tive a oportunidade de mostrar nosso prato especial, que por ser no abacaxi, tem um sabor diferenciado” – destacou a empreendedora, que ao ser questionada sobre o segredo do prato, ela falou que deixaria apenas na imaginação dos consumidores.

Para o produtor de “Cachaça Tiquira”, Zé Antônio, que vem de outra cidade para vender seus produtos em eventos grandes, o Festival é um caminho para mostrar a riqueza que o Maranhão tem de melhor. “Este festival é o fechamento das cadeias produtivas de nossa região, não só por parte da culinária, mas também da agricultura, de onde é feita nossa cachaça, também conhecida por “Azulzinha Maranhense”, que tem se harmonizada com o marisco” – destacou o empresário de cachaça.

O proprietário do Restaurante Tijupá destacou as especialidades de seu estabelecimento, enfatizando o prato principal. “Nosso prato especial é o peixe assado, um tipo de peixe que é produzido entre o mangue e mar, principalmente no período chuvoso, e o segredo está no assar. O peixe é assado na folha da bananeira e leva apenas água, sal e limão” – destacou Cláudio Diniz.

Já a proprietária da Restaurante Frutos do Mar, falou de sua especialidade principal. “Todos os nossos pratos são baseados em mariscos, e nossa especialidade é o creme de Camarão, um prato muito procurado em nosso restaurante” – finalizou Simone Soares.

Para o Gestor de Projetos do Sebrae, o Festival foi além das expectativas da organização. “Supriu as nossas expectativas porque é um evento que veio promover o turismo em nossa região e estimular principalmente a gastronomia local” destacou Davi Felipe.

O Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, fez uma explanação sobre a importância do Festival para a região e destacou as parcerias feitas com os municípios do Litoral Maranhense. “O objetivo principal do Festival é agregar valores à culinária maranhense, que é diferenciada, é única do Brasil e muitos maranhenses não conhecem essa culinária, que é muito valorizada pelos visitantes e turistas quem vêm ao Maranhão e as vezes o próprio maranhense não conhece. nós entendemos que era o momento de tirar esse Festival somente da capital, São Luís e trazer para os municípios do Litoral Ocidental” – enfatizou o Diretor Superintendente do Sebrae/MA.

O prefeito do município de Alcântara, falou da parceria com o Sebrae e destacou a importância do Festival em sua cidade. “Este evento vem ressaltar mais ainda nosso potencial gastronômico e Turístico, e o Sebrae está de parabéns pela iniciativa, e pelo belíssimo trabalho que o nosso conterrâneo baixadeiro João Martins está desenvolvendo à frente do Sebrae. Antes mesmo de assumir a gestão do município, estive no Sebrae para fechar parcerias, Alcântara foi o primeiro município em fazer isso para a nova gestão, e esta será a primeira de muitas parcerias que o município de Alcântara estará desenvolvendo junto com o Sebrae” Destacou Anderson Wilker.


Estiveram presentes no Festival Gastronômico, secretários municipais, vereadores, lideranças, o vice-prefeito Sargento Leitão, empreendedores da gastronomia local e autoridades de cidades vizinhas, além de empresários de outros ramos e comunidade em geral. E para finalizar o evento, o público presente dançou ao som da banda local, Barba Branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário