sexta-feira, 14 de abril de 2017

Delícias da culinária bequimãoense atraem visitantes para Festival Gastronômico

Em Bequimão, porta de entrada do polo turístico da Floresta dos Guarás, o lançamento do II Festival Gastronômico – Delícias do Mar atraiu mais de 350 pessoas para o povoado de Paricatíua, a 9Km da sede. O evento promovido pelo Sebrae/MA, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão, aconteceu no Bar e Restaurante Estação Marítima, em frente ao atracadouro flutuante da comunidade, tendo como atrações culturais a Banda Barba Branca, discotecagem de Ademar Danilo e tambor de crioula de Bequimão.
“Ações dessa natureza abrem os olhos dos munícipes para que percebam o potencial turístico de suas belezas naturais e patrimônio imaterial, que é a sua cultura. Somado a isso, eles despertam para a atividade turística como fonte de trabalho, renda e melhoria da economia local e da qualidade de vida das pessoas”, destacou o superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.


Dois restaurantes, Estação Marítima e Canaã, aproveitaram a estrutura montada para agradar o paladar dos visitantes. Para o artista plástico e dono do restaurante Canaã, Fransoufer, o festival é mais que um aprendizado. “A culinária não deixa de ser uma arte. Este festival, que era apenas para o âmbito de São Luís, está ganhando novo rumo. Além de proprietário do restaurante Canaã, que tem como prato especial o tambaqui na brasa, estou aprendendo outros pratos maranhenses”, afirmou.




A visitante Rosa Maramaldo destacou a beleza e os sabores dos pratos. “Todos os pratos estão uma delícia, mas eu adorei o vatapá e dou nota dez”, avaliou. O evento mostrou que o município está incrementando seus equipamentos turísticos, com a mobilização da comunidade para que a atividade aconteça a contento. “Cremos nas potencialidades do nosso município. A parceria com o Sebrae mostra que, se estivermos organizados, podemos crescer e ajudar o município a se desenvolver de maneira sustentável”, acredita o prefeito Zé Martins.
Durante o lançamento do festival gastronômico, os participantes puderam degustar diferentes pratos preparados à base de sururu, camarão, caranguejo e outros frutos do mar, além de sobremesas inspiradas nas frutas locais, como bacuri e ginja. “O lançamento foi um grande sucesso e supriu as nossas expectativas, mostrando que há demanda por parte do grande público que veio prestigiar o evento”, avaliou o agente de desenvolvimento Rodrigo Martins.
Programação paralela
Na programação do lançamento do II Festival Gastronômico Delícias do Mar em Paricatiua, também estava incluída uma oficina de gastronomia regional a base de pescados e mariscos, sob a orientação da culinarista Raimunda Nonata Amorim, mais conhecida como Tia Noca.
“Demos uma aula sobre a culinária típica do Maranhão, aproveitando a temática do evento. Cremos que somamos com esse processo de despertar as pessoas daqui para a importância do que possuem na região e que, talvez, ainda nem tinham se dado conta que podiam utilizar esses frutos do mar para fazer pratos saborosos e atrair turistas para cá”, colocou a culinarista.
Além da oficina de gastronomia, a programação paralela contemplou a comunidade de Paricatíua com uma palestra sobre Turismo Comunitário, a pedido do poder público municipal, que busca engajar a comunidade em todo o processo de desenvolvimento que está por vir assim que a Ponte Bequimão-Central do Maranhão estiver concluída. A palestra foi ministra pela consultora do Sebrae Flávia Cantalamessa e assistida por mais de 40 pessoas.
Sobre o evento
O II Festival Gastronômico “Delícias do Mar” acontece até o dia 23 de abril, numa ação conjunta dos projetos Cadeia de Valor do Turismo na Regional de São Luís e Desenvolvimento Econômico e Territorial do Litoral Ocidental (DET) Litoral Ocidental, executados, respectivamente, pelas Unidades Regionais do Sebrae em São Luís e Pinheiro com apoio de parceiros institucionais, envolvendo os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Alcântara, Bequimão, Cedral, Cururupu e Porto Rico do Maranhão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário