sexta-feira, 7 de abril de 2017

Lançado II Festival Gastronômico Delícias do Mar em São Luís

Em solenidade concorrida na noite da última quarta-feira, 5, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, o Sebrae lançou o II Festival Gastronômico Delícias do Mar, que acontecerá até o dia 23 de abril com a participação de 47 restaurantes de nove municípios maranhenses do Polo Turístico de São Luís e Floresta dos Guarás. Amanhã (sexta-feira, 7), o lançamento será em Alcântara; no domingo, 9, em Bequimão, e no dia 15, em Guimarães.
Durante a solenidade, acompanhada por autoridades estaduais e municipais, entidades e empresários do trade, imprensa especializada e demais convidados, os dirigentes do Sebrae no Maranhão reforçaram a importância do Festival Gastronômico como estratégia de fortalecimento do turismo local por meio da gastronomia, bem como o estímulo à competitividade dos pequenos negócios de alimentação fora do lar que integram o setor.
Sebrae
“O Festival foi idealizado pelo Sebrae para ajudar na dinâmica dos municípios envolvidos, proporcionando o fortalecimento dessa cadeia produtiva considerável que é a do turismo.  São municípios com forte apelo turístico, ainda apresentando diversos gargalos para o seu pleno desenvolvimento, sejam eles de caráter estrutural, de articulação com o poder público local ou mesmo de organização da governança empresarial. O Sebrae atua diretamente nesses territórios com projetos e ações específicas de implementação turística voltados para os pequenos negócios do setor e o festival é fruto desse trabalho”, destacou o diretor superintendente da instituição no Maranhão, João Martins.
O evento de lançamento na capital maranhense foi regado ao som da Banda Creolina e da degustação dos pratos idealizados pelos 18 restaurantes de São Luís, São José Ribamar e Raposa.
Presidente da FAEMA e conselheiro do Sebrae, Raimundo Coelho, Prefeito de Bequimão, José Martins, superintendente do Sebrae, João Martins, vice-prefeito de Bequimão, Sidney Pereira, Secretário Adjunto da Sagrima, Emerson Macedo e o vice-prefeito de São José de Ribamar, José Eudes Sampaio.
O II Festival Gastronômico “Delícias do Mar” é uma ação conjunta dos projetos Cadeia de Valor do Turismo na Regional de São Luís e Desenvolvimento Econômico e Territorial do Litoral Ocidental – DET Litoral Ocidental – executados, respectivamente, pelas Unidades Regionais do Sebrae em São Luís e Pinheiro com apoio de parceiros institucionais, envolvendo os municípios de São Luís, São José de Ribamar, raposa, Alcântara, Bequimão, Cedral, Cururupu e Porto Rico do Maranhão.
TURISMO
O evento objetiva incentivar o incremento do fluxo turístico e fomentar a inovação gastronômica nos municípios participantes a fim de fortalecer a cadeia produtiva e o turismo interno nos Polos São Luís e Floresta dos Guarás (Litoral Ocidental) – tendo como atrativos a culinária e a sustentabilidade (no que se refere à integração do processo produtivo).
“Este evento é muito importante para incrementar o turismo tanto na capital quanto nos outros oito municípios que estão na área de abrangência do Festival Gastronômico. O que pudemos ver pelo trabalho que o Sebrae vem fazendo, é que estes municípios tem um bom potencial turístico e que iniciativas como esta vem para ajudar a fomentar esta cadeia de valor”, disse o vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual da instituição, Raimundo Coelho, que na ocasião representou o presidente do CDE, Edilson Baldez das Neves.
A proposta é que o II Festival Gastronômico também movimente a economia e a comunidade local ao contribuir para a inovação e melhoria dos serviços ofertados pelos meios de alimentação e hospedagem, bares e estabelecimentos diversos dos destinos – além do turismo, o evento envolve áreas como atendimento, indústria, serviços, comércio e agronegócio.
CHEFS
Para o festival, os chefs dos 47 restaurantes participantes prepararam pratos inéditos e especiais, com toques diferenciados, tendo como base a diversidade de mariscos encontrados em nosso litoral, como sururu, camarão, caranguejo e sarnambi. Juntamente com sobremesas de frutas regionais, os pratos serão ofertados ao público a preços promocionais no cardápio para estimular o consumo dos antigos clientes e conquistar o paladar de novos, principalmente de quem visita os municípios envolvidos.
“O festival resgata a culinária maranhense e os restaurantes envolvidos fizeram um grande trabalho de resgate de técnicas tradicionais e de inovação ao mesclar técnicas contemporâneas com a utilização de ingredientes de típicos do Maranhão. O Festival está muito organizado e o Sebrae inovou com esta solução”, comentou Francisco Neto, presidente do Sindicato Empresarial de Bares e Restaurantes e Similares do Estado do Maranhão (Sindebares) e que também é dono de um dos restaurantes participantes de São Luís.
Para a empresária Delmira Mouta, dona do único restaurante participante de São José de Ribamar, o Festival Gastronômico Delícias do Mar tem sido uma boa oportunidade trocar experiências e boa oportunidade de mostrar as criações que faz em seu restaurante.
“Participei da primeira edição do festival e a gente tem contato com outros restaurantes de outras cidades. Pudemos perceber com mais clareza o que os clientes querem. Para este ano, trouxe um prato rico em mariscos, e que é meio que coringa por servir para satisfazer o cliente que quer uma refeição farta ou apenas beliscar frutos do mar”, explicou a empresária, ressaltando que o prato que está sendo oferecido no Festival é uma criação sua.
Da Raposa, o chef Tiago Brito, que criou um prato de inspiração contemporânea, que usa técnica gastronômica espanhola, unindo camarão, sarnambi e sururu com bacon, azeite e macarrão cabelo de anjo, com toques de alho e molho de peixe. “Este prato foi feito especialmente para o Festival, que é uma excelente ideia para movimentar os restaurantes que estão participando do evento”, explicou Brito.
HISTÓRICO
Esta é a segunda edição do Festival Gastronômico realizada pelo Sebrae. Em outubro de 2015, durante o período do Movimento Compre do Pequeno Negócio, a instituição organizou o festival pioneiro com tema Sabores do Pescado, como uma ação do projeto Serviços Turísticos do Polo São Luís, executado pela Unidade Regional em São Luís.
A edição de 2015 serviu como uma experiência piloto e contou com a participação de 20 restaurantes dos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Alcântara. O evento envolveu, ainda, os piscicultores atendidos pelo Sebrae na Região Metropolitana de São Luís e que forneceram o pescado utilizado na preparação dos pratos.
“A ação de 2015 foi um grande sucesso, mostrando que existe demanda por eventos dessa natureza, tanto por parte dos empreendedores quanto por parte do público.  Por isso, optamos pela realização de um festival anual para promover a gastronomia maranhense como atração dos Polos Turísticos de São Luís e Floresta dos Guarás. A ideia é que nos anos seguintes, municípios de outros polos também entrem no Festival Gastronômico e possamos fazer uma grande celebração da gastronomia maranhense”, revela João Martins.
Entre as diferenças das duas edições, o festival deste ano tem maior abrangência, com municípios envolvidos (em 2015 foram apenas três); aumento do número de empresas participantes (em 2015 foram 20 restaurantes e bares) e maior visibilidade e ampliação do número de horas de consultoria, oficinas, palestras e empresas atendidas pelo Sebrae.
Mais informações sobre o II Festival Gastronômico Delícias do Mar podem ser obtidas no hotsite www.festivaldeliciasdomar.com.br. Nesse espaço, é possível conferir as fotos e informações dos restaurantes, assim como os pratos e sobremesas que estão participando desta segunda edição do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário