terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Programas Federais, Fomento Rural e Fomento Mulher serão executados em Bequimão

A Prefeitura de Bequimão, em parceria com a AGERP, iniciaram as tratativas para a execução de dois importantes programas que visam o desenvolvimento social e rural do município. Tratam-se dos programas de concessão de crédito rural, Fomento Rural e Fomento Mulher.

O prefeito João Martins realizou uma reunião de alinhamento dos programas acompanhado do chefe da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Pinheiro (Agerp), Rodrigo Belloti.

Por meio de ações de assistência e de financiamento produtivo, bequimãoenses que vivem assentamentos vão receber o apoio desses programas para estruturar cadeias produtivas e desenvolver o seu projeto.

O objetivo é ampliar e diversificar a produção de alimentos e as atividades geradoras de renda, contribuindo para a melhoria da segurança alimentar e nutricional e para a superação da situação de vulnerabilidade.

Além do prefeito, participaram do encontro os servidores estaduais que compõem a equipe da Agerp Pinheiro, o vice-prefeito Magal, e os secretários municipais Creuber Pereira (Desenvolvimento Rural), Josmael Castro (Assistência Social) e Edmilson Pinheiro, (Cidadania e Participação Popular).

A execução do projeto está prevista para ser iniciada já no mês de março, uma reunião de apresentação para os mais de 200 beneficiários acontecerá no próximo dia 22 de fevereiro no povoado Centrinho de Santana.

*Benefício*

O valor de R$ 2.400 ou R$ 3.000 é repassado do governo federal diretamente a cada família por meio do cartão do Programa Bolsa Família ou do Cartão Cidadão.

A família deve investir esse valor no desenvolvimento de um projeto de estruturação produtiva, que deve ser elaborado pela família, em conjunto com os agentes técnicos que as atendem, em consonância com as potencialidades encontradas.

*Pilares*

Identificação dos membros das famílias beneficiárias, suas condições socioeconômicas e de acesso a fatores de produção, suas vulnerabilidades e suas potencialidades;

Articulação para que as famílias acessem outras políticas públicas necessárias à redução de suas vulnerabilidades;

Articulação do projeto de estruturação da unidade produtiva familiar às iniciativas de desenvolvimento local e territorial;

Orientação aos membros das famílias beneficiárias sobre a emissão de documentos de identificação e o acesso a outras políticas públicas;

Elaboração do projeto de estruturação da unidade produtiva familiar em conjunto com os membros da família beneficiária;

Orientação para aperfeiçoamento da produção familiar e para execução do projeto de estruturação da unidade produtiva familiar; e acompanhamento regular do desenvolvimento da família com visitas domiciliares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário