segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Sebrae nos Bairros chega a marca dos 1.392 atendimentos


Esta foi a 4ª edição do evento, que aconteceu de 27 a 31 de agosto e atendeu mais de trezentos empreendedores e potenciais empreendedores da Vila Luizão.

Durante cinco dias, empreendedores de um dos maiores corredores de negócios de São Luís, mapeado pelo Sebrae Maranhão, a Vila Luizão, contou com atendimento local do Sebrae nos Bairros. Entre palestras, oficinas e orientações empresariais, somadas as últimas três edições nos bairros da Cohama, João Paulo, Parque Vitória e agora com os números da Vila Luizão, já foram 1.392 microempreendedores e potenciais pequenos empresários atendidos.
Na edição da Vila Luizão, os atendimentos ocorreram no espaço próximo a Escola Luís Gonzaga Ferreira, na praça principal do bairro, onde a equipe técnica da regional do Sebrae em São Luís, juntamente com representantes de instituições parceiras, realizaram mais de trezentos atendimentos e oportunizando a participação em palestras e oficinas de diversas pessoas, entre potenciais empreendedores e pequenos empresários já atuantes no mercado.
A quarta edição do Sebrae nos Bairros, contou com a parceria da Associação Comercial Industrial e de Serviços dos Bairros Divinéia, Sol e Mar, Vila Luizão e Região Metropolitana de São Luís (ACIMAVIL), União de Moradores da Vila Luizão, o Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (CEAPE), Moinho Rosa Branca, Caixa Crescer, CrediAmigo e Associação dos Profissionais Cabeleireiros na beleza e Arte do Maranhão (APCBAM).
Para marcar o encerramento das ações e como forma de agradecimento pelo apoio concedido ao Sebrae nos Bairros – Vila Luizão, o Sebrae Maranhão, na figura do diretor superintendente no estado, João Martins, presenteou os parceiros e apoiadores com uma placa simbolizando a importância das parcerias no sucesso da ação.
“Além de números, que são importantes, nós ficamos satisfeitos por que o Sebrae tem se aproximado do seu público e tem realizado sua missão, que é estimular o empreendedorismo e atuar junto aos pequenos negócios, gerando desenvolvimento local. O mais valioso desta ação é que mesmo após o Sebrae nos Bairros sair daquela localidade, os empreendedores que foram atingidos pelas capacitações e atendimentos, podem colocar em prática e melhorar a gestão das suas empresas ou mesmo iniciar um negócio. Agrademos à nossos parceiros, que junto ao Sebrae levam a bandeira do empreendedorismo como forma de mudança de vida e geração de emprego e renda”, ressaltou João Martins.
Para o presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços dos Bairros Divineia, Sol e Mar, Vila Luizão e Região Metropolitana de São Luís (ACIMAVIL), Antônio Sousa Pereira, a ação deve ser repetida mais vezes. “Com o Sebrae nos Bairros, o Sebrae consegue provocar o empresariado local, que muitas vezes em sua zona de conforto, não busca orientação e faz tudo de sua forma, não obtendo os resultados esperados. É uma excelente inciativa que deve repetir sempre e no que depender da ACIMAVIL, estamos dispostos a apoiar”, afirmou Pereira.
Uma das oficinas mais procuradas pelos participantes foi a Oficina de Pães Artesanais, oferecida em parceria com a empresa Moinho Rosa Branca, que ensina o preparo de massa para pães, que servem tanto para comercialização, como para o consumo caseiro.
Edinalva Aquino de Oliveira é administradora de empresas e depois de seu primeiro atendimento no Sebrae, ficou sabendo da ação Sebrae nos Bairros e não perdeu nenhuma das palestras e oficinas que foram oferecidas. “É muito importante buscar conhecimento e essa aproximação que o Sebrae nos Bairros proporciona, facilita a vida da gente. Não precisamos nos preocupar com o tempo dos afazeres que nos impede de ir até o escritório, porque o Sebrae está pertinho da gente”, relatou Edinalva.
Já Rosa Maria Garcia, outra participante da ação, sua primeira experiência com o Sebrae foi por meio do Sebrae nos Bairros. “Esse foi o meu primeiro contato com ações do Sebrae e foi maravilhoso, senti vontade de fazer mais cursos e me preparar. Eu já fazia massas em casa, mas eu não tinha noção de técnicas, e confesso que aprendi coisas que eu não sabia nem que existia. Poder ganhar dinheiro com trabalho, dedicação e seguindo orientações é muito bom”, disse Rosa Maria, que trabalha com venda de lanches pelas ruas da Vila Luizão.
Anteriormente ao Sebrae nos Bairros, a atuação do Sebrae junto aos empreendedores da região da Vila Luizão já era existente, a exemplo da execução do projeto-piloto Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) da Divineia, Sol e Mar e Vila Luizão, berço do nascimento da ACIMAVIL. A associação hoje atua na conscientização de empresários locais, com relação a importância do associativismo e cooperativismo.
Para a gerente regional do Sebrae em São Luís, Marise Abdalla, o Sebrae nos Bairros na Vila Luizão, cumpriu com seu objetivo. “Cumprimos com êxito mais uma programação do Sebrae nos Bairros, que visa disseminar conhecimento e ferramentas em gestão, aperfeiçoando as competências de empresários e Microempreendedores Individuais (MEI’s), atendendo às expectativas daqueles que querem montar um pequeno negócio. A ação ainda acontece na Cidade Operária e na Cohab este ano”, destacou a gerente regional do Sebrae em São Luís, Marise Abdalla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário