sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Sebrae tem aula inaugural de cursos para Pessoas com Síndrome de Down


Ao todo, 21 jovens serão capacitadas na turma pioneira do curso “Atendimento ao Público: Orientando Pessoas com Síndrome de Down para Atender Bem”

São Luís – No dia 21 de setembro é comemorado, o Dia Internacional da Síndrome de Down e 21 jovens com Síndrome de Down e suas famílias, ganharam um motivo para comemorar nesta quinta-feira (20), com o início da primeira turma piloto do curso “Atendimento ao Público: Orientando Pessoas com Síndrome de Down para Atender Bem”, realizado pelo Sebrae no Maranhão.
A demanda que surgiu por meio de uma solicitação da Defensória Pública do Maranhão começou a ser desenvolvido desde o começo do ano, por meio da Coordenação Estadual de Educação Empreendedora do Sebrae no Maranhão com o apoio do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e o Fórum Estadual da Pessoa com Deficiência.
De acordo com o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, o primeiro passo foi buscar no Sebrae Alagoas, dentro das soluções educacionais da instituição, uma metodologia que pudesse aplicar no curso.
“A partir do momento que tivemos a metodologia, capacitamos nossos multiplicadores, fizemos a sensibilização das famílias dos jovens que participaram da seleção para o curso. Estes jovens estão em busca de independência e autonomia. Jovens com Síndrome de Down visam cada vez mais serem incluídos no mercado de trabalho e nós aceitamos essa missão de tentar transformar a realidade deles por meio do empreendedorismo e da educação”, garantiu.

AULA

Quando os 21 jovens entraram na sala do curso, nesta quinta-feira, sendo aplaudidos por seus pais e por todos os presentes, Beatriz Arruda, de 28 anos, encontrou no sorriso e no olhar encorajador da mãe Suelda Arruda, a força para vencer qualquer timidez e sentar-se junto aos amigos. Suelda é consultora credenciada do Sebrae no Maranhão, entende na prática quanto é difícil para jovens com Síndrome de Down serem inseridos no mercado.
“Muitos destes jovens, tiveram muita dificuldade no aprendizado, alguns ainda estão em fase de alfabetização, pois os avanços na educação inclusiva são bem recentes e é muito corajoso deles e das famílias darem esse passo de confiança. Eles têm muitas habilidades e podem atuar com facilidade em várias áreas, só precisam de espaço”, emocionou-se Suelda.
Beatriz apesar da timidez para entrar na sala, é bem descolada, gosta de moda e informática e sonha em entrar na faculdade em uma dessas áreas. “Estou muito feliz com essa oportunidade. Quero trabalhar, quero poder fazer faculdade”, disse Bia.
Keila Regina Vale é irmã de Kássia Regina Vale, que tem Síndrome de Down e já trabalhou como recepcionista em eventos sempre muito desinibida. “A Kássia tem muito potencial. Uma veia artística muito forte e é importante que essa porta esteja se abrindo e por meio dela ela possa interagir com as pessoas e mostrar também seus talentos”, disse Keila.

METODOLOGIA

Segundo a coordenadora estadual de Educação Empreendedora do Sebrae no Maranhão, Raíssa Amaral, o curso “Atendimento ao Público: Orientando Pessoas com Síndrome de Down” tem metodologia vivencial e participativa, por meio de jogos, situações simuladas e das experiências advindas das atividades, onde são retirados os conceitos e os conhecimentos objetivados, além de momentos expositivos, de reflexão e de exibição de vídeos. “A ideia é promover a inserção no mercado de trabalho de jovens a partir de 16 anos com noções de empreendedorismo”, destacou.
A capacitação será realizada na sede do Sebrae em São Luís (Jaracaty) e contará com dez encontros de três horas cada, às terças e quintas, de 25 de setembro a 3 de outubro, onde serão abordadas temáticas como relações interpessoais; autoconhecimento, autoestima e autoconfiança; quem é o seu público e como encantá-lo; hábitos do trabalho (pontualidade, responsabilidade, hierarquia, higiene e rotina); dimensão de espaço, noções de direção e palavras mágicas; comunicação, linguagem corporal e alegria no atendimento; belezas de São Luís e incentivando o trabalho em equipe.

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