segunda-feira, 18 de março de 2024

Descaso com a Educação – Pais de alunos protestam em Pinheiro, reivindicando início das aulas

 

Na manhã desta segunda-feira (18), pais de alunos da rede municipal de ensino de Pinheiro-MA realizaram um protesto pelas ruas da cidade e em seguida concentraram-se em frente ao prédio onde fica o gabinete do prefeito Luciano. O objetivo da manifestação era reivindicar o início das aulas, que ainda não foram iniciadas no município por falta de condições estruturais em boa parte das escolas e a falta de contratação de professores, porteiros, vigias e auxiliares de serviços gerais por parte da gestão municipal.

De acordo com os pais, o atraso no início do ano letivo de 2024, está prejudicando o aprendizado dos alunos mais uma vez e causando transtornos às famílias. Em 2023 a prefeitura iniciou reformas em escolas da rede municipal em pleno período letivo, o que ocasionou inúmeros transtornos no calendário escolar dos alunos da rede municipal de Pinheiro. “As crianças estão ficando para trás em relação aos alunos de outros municípios. Já estamos caminhando para encerrar o mês de março e as aulas ainda não começaram”, disse uma das manifestantes.

A Baixo Foto da Escola Dilu freitas Tomada Pelo Mato

Os pais também reivindicam melhores condições nas escolas, como infraestrutura adequada e merenda escolar de qualidade. “As escolas estão em péssimas condições, com goteiras, paredes cheias de mofo, pisos desgastados e cadeiras sujas, quebradas e ar condicionados velhos. Os alunos não têm salas de aula decentes, ano passados nem merenda nossos filhos tiveram, um absurdo já que dinheiro vem para educação”, afirmou outro manifestante.

segue a baixo valores recebidos pela prefeitura de Pinheiro de 2017 a 2024.

Outras reivindicações

Além do início das aulas, os pais também reivindicaram:

  • Contratação de mais professores;
  • Melhoria na qualidade da merenda escolar;
  • Reforma das escolas;
  • Conclusão de 5 creches abandonadas.

Imagens de prédios escolares de Pinheiro-MA

Protesto pacífico

O protesto aconteceu de forma pacífica e não houve registro de incidentes

Impacto do atraso no início das aulas

O atraso no início das aulas certamente terá um impacto negativo no aprendizado dos alunos. As crianças que não frequentam a escola regularmente podem ficar para trás em relação aos alunos que frequentam.

O atraso também pode causar transtornos às famílias. Os pais que trabalham precisam encontrar alternativas para cuidar dos filhos enquanto as aulas não começam.

Expectativa dos pais

Os pais esperam que o prefeito tome providencias imediatas para iniciar as aulas na próxima semana. Eles também esperam que o prefeito tome providências para melhorar verdadeiramente as condições das escolas já que as mesmas vivem em reformas que já custaram aos cofres do município milhões de reais e sempre apresentam as mesmas deficiências.

Cobertura da mídia

O protesto foi coberto por vários veículos de comunicação da região, como jornais, rádios e sites de notícias.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário