quinta-feira, 7 de março de 2024

Bequimão-MA: Justiça solta homem preso inocente após mais de 100 dias na cadeia

Preso no último dia 16 de novembro de 2023, acusado de agredir a ex-esposa e posteriomente de descumprir uma medida protetiva imposta pela Justiça do Maranhão, o bequimãoense, morador do bairro Santa Vitória, Ivanilson Costa Almeida, conhecido por “Vanice”, de 45 anos, foi solto no último dia 04 de março, após o juiz José Ribamar Dias Júnior, da Vara Única de Bequimão-MA, conceder um alvará de soltura. Veja abaixo o alvará.

Vanice estava preso na Regional de Pinheiro, onde ficou 107 dias encacerado, longe de sua família, principalmente uma idosa de quase 80 anos. Segundo moradores da comunidade onde ele nasceu e reside desde criança, o acusado na verdade teria sido agredido pela ex-esposa a panadas de facão, não teria reagido às agressões e teria pago um preço alto por ter sido acusado, denunciado e preso, mesmo sendo a vítima. Veja o documento abaixo. Veja a denúncia contra Vanice clicando AQUI e a decisão mantendo a prisão clicando AQUI

ENTENDA O CASO

Antes de ser preso, Vanice, contou ao jornalista João Filho durante conversa na propriedade do comunicador, no povoado Floresta, que ele teria sido acusado pela ex-esposa de agressão, mas de acordo com seu relato, na verdade ele foi quem teria sido agredido por ela a panadas de facão, durante uma discursão por conta de um filho deles que seria especial e estaria trabalhando, segundo relato de Vanice. Dias depois desse bate papo, Ivanilson teria sido preso em Santa Vitória em cumprimento  ao mandado judicial.

JUSTIÇA FOI FEITA APÓS MUITA LUTA

O advogado Markus Fábio Almeida Bouéres, um dos bons juristas nascidos em Bequimão, pegou o caso para fazer a defesa do acusado e após muita luta, conseguiu a liberdade, de Vanice, que é conhecido por ser trabalhador e respeitador, que teria sido preso inocentemente, de acordo com relatos de testemunhas. Ao G7, Makão destacou mais essa vitória do direito fruto de muito trabalho.

“Quando aceitei o caso, na defesa dos direitos e na missão de provar a inocência do Ivanilson, pensei que seria descomplicado e relativamente simples entregar o resultado. Enganei-me, pois, foi um dos casos mais nebulosos e incongruentes que já presenciei. Uma acusação afiada e voraz em condenar, sem sequer ouvir o acusado, baseada apenas nas alegações mentirosas e ardilosas da suposta vítima. Vencemos, a justiça, ainda que tardia, se fez predominante”, descreveu o Advogado de Ivanilson.

REPAROS AO TRABALHADOR PRESO INOCENTE

Mesmo os moradores das comunidades Santa Vitória, Balandro, Barroso, Floresta, Santana e demais localidades da região reconhecendo a inicência de Ivanilson, as marcas de ter sido preso, jamais serão apagadas principalmente do psicológico de quem sempre lutou para honrar sua família e fazer o que entende como certo. É necessário que o Estado faça o reparo. A OAB-MA precisa ter conhecimento desse caso, e agir o mais rápido possível, antes que tenha outra vítima inocente na cadeia.

QUEM ERROU NESSA PRISÃO?

O que todos bequimãoenses, principalmente os moradores de Santa Vitória e comunidades vizinhas querem saber é quem errou nessa prisão? A Polícia Civil, que concluiu o inquérito com poucas provas, o Munistério Público do Maranhão, que apressou em oferecer a denúncia, ou a justiça, que acreditou em tudo que estava escrito no inquérito e na denúncia? Sem julgar os orgãos competentes, que tentam a todo custo fazer valer a lei, alguém tropeçou e precisaria confessar o erro, já que a vítima na verdade pode ter sido Vanice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário