sexta-feira, 15 de julho de 2022

Reconstruir Pinheiro por Gilberto Aroucha

 

O professor Gilberto Aroucha concedeu nesta quinta-feira(14), uma entrevista ao Portal Maranhão Informativo, sobre o cenário político do município de Pinheiro.

De acordo com a entrevista Gilberto afirmou que "é preciso mudar a história de Pinheiro, e também recuperar a autoestima do povo, é reconstruir a cidade. Se temos dinheiro a disposição, porque não fazer aquilo que o povo precisa. Se tem dinheiro para o orçamento secreto, porque não tem dinheiro para se gastar com as necessidades do povo, é preciso transparência, o povo quer saber, à luz do dia,  para onde vai o seu dinheiro.

A cidade já merece um orçamento participativo, é preciso criar um aplicativo e depois fazer um planejamento de forma as pessoas dizerem o que querem para Pinheiro.

Nas últimas décadas Pinheiro mudou muito pouco, ou quase nada mudou. O povo pobre, o estudante, o pecuarista, o agricultor, a empregada doméstica, o pescador, o lavrador, o comerciante, o autônomo, o homem rural e urbano precisa fazer uma pequena revolução. Há no âmbito municipal muitas incertezas, principalmente quanto ao dia de amanhã...as vezes gastamos milhões com apresentações de cantores de fora e esquecemos de valorizar a nossa cultura com valores bem menores.

O planejamento ajuda a tirar o máximo proveito dos orçamentos municipais, informando os investimentos em infraestrutura e serviços, equilibrando as demandas de crescimento com as urgentes necessidades ambientais. Pinheiro precisa de uma visão de longo prazo e isto deve acontecer se seguir um plano para alcançar um desenvolvimento de maneira ordenada. Não se trata de um controle centralizado, mais de uma forma a antecipar necessidades, estabelecer um caminho para um horizonte que se constrói de forma coletiva.

Antecipar o futuro nos permite estar mais preparado hoje. Pinheiro tem muitas possibilidades de crescimento, é só uma questão de ver as oportunidades e gerenciar os riscos. Hoje, a cidade enfrenta desafios. Moradia, emprego, acessibilidade, saúde, educação, estradas, infraestrutura e segurança são as principais preocupações dos habitantes de Pinheiro, é claro que existem outras.

Pinheiro precisa urgentemente construir um projeto de cidade que responda as preocupações dos cidadãos com a finalidade de termos uma cidade bem melhor." disse Gilberto ao nosso site.

JUNTOS SOMOS ESPERANÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário