terça-feira, 5 de julho de 2022

Prefeitura de Bequimão passa ofertar Triagem Auditiva Neonatal e Avaliação de Frênulo Lingual na Rede Municipal de Saúde

 

Tem novidade na Rede de Saúde de Bequimão. O município passou a ofertar dois novos serviços ao público infantil. São a Triagem Auditiva Neonatal (Teste da Orelhinha) e a Avaliação de Frênulo Lingual (Teste da Linguinha), que chegam para reforçar a saúde preventiva dos recém-nascidos bequimãoenses. A novidade acaba de ser anunciada pela gestão do prefeito João Martins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Os novos exames representam uma importante política de promoção da saúde preventiva e melhora considerável da qualidade de vida dos bebês, visto que são intervenções que podem prevenir alterações funcionais futuras.

“Estamos ampliando os serviços da nossa Rede Municipal de Saúde e fortalecendo a Atenção Primária da nossa Rede Municipal de Saúde. Mais uma medida da gestão do prefeito João Martins para reforçar a assistência em saúde no nosso município, que investe nas mais diversas frentes para garantir a melhora da qualidade de vida dos cidadãos bequimãoenses. Da fase infantil à adulta”, pontuou a secretária municipal de Saúde, Ramone Araújo

Para realizar a marcação dos testes, os pais devem procurar a recepção do Centro de Saúde Santo Antônio de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h. Os documentos necessários para a marcação são: RG, Certidão de Nascimento e Cartão do SUS.

Teste da Orelhinha

Realizado, preferencialmente, no primeiro mês de vida, o teste da orelhinha é feito para avaliar a audição do bebê. Ele é um exame rápido e indolor, feito enquanto o bebê dorme, já que o aparelho utilizado no procedimento é muito sensível e qualquer movimento ou ruídos podem interferir no resultado do exame.

Teste da Linguinha

O teste da linguinha avalia se o frênulo lingual está interferindo nos movimentos da língua. Isso pode prejudicar a amamentação e, depois, impactar negativamente o desenvolvimento da fala e o processo de transição alimentar. Com esse exame é possível diagnosticar precocemente o problema e assim propor um tratamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário