quarta-feira, 23 de setembro de 2015

SEMATUR faz levantamento de áreas para Ecoturismo e Educação Ambiental no Rio Itapetininga

Bequimão (MA) - Entre os dias 17 e 18 de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Bequimão (SEMATUR), em parceria com a Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura (SEMPA), iniciou os levantamentos para a construção de ações nas áreas do ecoturismo e educação ambiental na bacia do Rio Itapetininga, afluente que corta grande parte do município de Bequimão.
Nesta etapa foram mapeadas algumas áreas prioritárias considerando suas atribuições ambientais e também a questão socioambiental da população local (pescadores artesanais). Numa segunda etapa ocorrerá o diálogo direto com os moradores locais para consultá-los e ouvi-los a respeito destas possíveis ações em seu território e de sua participação direta no projeto.
A proposta é de realizarmos um roteiro para o ecoturismo no Rio Itapetininga e utilizá-lo também como ferramenta na educação ambiental da rede municipal de ensino. Nesse sentido, iremos dialogar com várias secretarias municipais, entre elas, a secretaria de educação”, afirmou Keila Soares, secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo.

Com base nas informações, a SEMATUR irá elaborar um plano de ação para os eixos de educação ambiental e ecoturismo na bacia do Rio Itapetininga.  Este plano será posteriormente apresentado ao prefeito Zé Martins (PMDB) e a potenciais parceiros no estado do Maranhão.
MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO NO RIO ITAPETININGA
Dando continuidade a parceria entre a SEMATUR e a SEMPA, foram monitoradas as áreas de utilização pela pesca predatória, observadas e anotadas onde estão distribuídas as redes, tapagens, fuzarcas, escoras, etc. Estas observações serão estratégicas para futuras fiscalizações e também para trabalho de educação ambiental, junto aos pescadores artesanais em todo litoral bequimõense.

ECOTURISMO
É um "segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar da população envolvida”.  Ecoturismo é também um segmento turístico em que a principal motivação do turista é a observação e apreciação da natureza, contribuindo para sua preservação.
TRILHA ECOLÓGICA 
É uma atividade educativa e recreativa, que envolve a incorporação de princípios do ecologismo traduzidos na prática de Educação Ambiental (aprendizagem, conscientização, e mudança de atitudes perante a natureza); na adoção de critérios de redução de impactos socioambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário