sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Parceria garante: Baixada Maranhense terá Polo de Empreendedorismo Rural

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins e o Reitor da Uema, Gustavo Costa, oficializam a parceria
Superintendente do Sebrae, João Martins e o Reitor da Uema, Gustavo Costa, fecham parceria
Um Acordo de Cooperação Técnica foi assinado entre o Sebrae e o Governo do Estado, por meio da  Universidade Estadual do Maranhão (Uema), para a criação do Polo de Empreendedorismo Rural da Baixada Maranhense que entrará em funcionamento em breve, na Fazenda Escola da universidade em São Bento, beneficiando toda a região. O acordo foi celebrado na manhã de quarta-feira (23) pelo diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins e o Reitor da Uema, professor Gustavo Costa, durante solenidade de abertura da IV Semana de Acadêmica de Ciências Agrárias e II Workshop de Pós-graduação das Ciências Agrárias que acontece até sexta-feira (25/09), no Auditório e Ciências Biológicas da universidade.
Para João Martins, o Polo de Empreendedorismo Rural da Baixada Maranhense é um resultado em curto prazo da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão – Agritec, que aconteceu no mês de agosto, na Fazenda Escola da Uema em São Bento.

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins e o Reitor da Uema, Gustavo Costa“A Agritec, que é um evento do Governo do Estado, com a parceria da Embrapa, Sebrae, poder público municipal e apoio de outras instituições, deixou um legado para a Baixada Maranhense, com destaque para o entendimento, por parte do baixadeiro, da importância da inovação e tecnologia para o desenvolvimento das vocações produtivas da região. A criação desse espaço é fruto de uma articulação do Sebrae junto à Uema para que possamos ajudar no fortalecimento das potencialidades regionais, pautados principalmente no tripé gestão, inovação e tecnologia”, pontuou João Martins para uma plateia formada pela comunidade acadêmica de Ciências Agrárias da Uema, presente ao evento.
A ideia do Polo, ainda segundo Martins, é trabalhar num primeiro momento, para incrementar produtos que já são tradicionais da Baixada Maranhense, como o queijo de São Bento; a farinha biriba de Pinheiro; o mel de abelha nativa (tiúba), produzida em sete municípios da região; o abacaxi de Turiaçu e um produto que poderá ser comercializado como o bacalhau da Baixada, que é a jabiraca seca ou traíra seca, desidratada sem uma técnica de manejo, manipulação e armazenamento adequados. Serão criados, ainda, Selos de Classificação Geográfica e de Denominação de Origem para que os produtos possam ser reconhecidos pelo consumidor como advindos da região.
“Com mais conhecimento por parte de quem está no centro do processo e ferramentas de inovação e tecnologia, esses produtos ganharão um incremento na qualidade e valor de mercado que, certamente, darão um novo horizonte para a agricultura familiar e agronegócio na Baixada Maranhense. Ao Polo de Empreendedorismo Rural poderão ser agregadas outras atividades que são referência na região, como a piscicultura em Itans, onde os produtores já capacitados e desenvolvendo a atividade com muito sucesso podem ser multiplicadores de conhecimento para os demais”, sinalizou o diretor superintendente do Sebrae. 
João Martins (diretor superintendente do Sebrae/MA) com o chefe-geral  da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira, possível parceiro do futuro Polo de Empreendedorismo Rural da Baixada Maranhense. O Reitor da Uema, Gustavo Costa, reiterou a fala de Martins e ressaltou que a parceria com o Sebrae na criação do Polo de Empreendedorismo da Fazenda Escola em São Bento será a primeira de muitas que virão em prol da difusão do conhecimento científico para que este seja aplicado na prática e contribua com o desenvolvimento do Maranhão. “Este é o objetivo do Polo, que o conhecimento e as práticas possam ser difundidas, aplicadas, mude realidades e possa contribuir de maneira significativa para a melhoria de renda da população da Baixada Maranhense e, por conseguinte, para o desenvolvimento econômico do Estado”, colocou Gustavo Costa.
Após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Sebrae e Uema, serão efetivadas reuniões para que a implantação do Polo de Empreendedorismo da Fazenda Escola em São Bento possa acontecer de maneira mais célere. A apresentação do espaço será feita para prefeitos da região, juntamente com a apresentação do Governo do Estado dos resultados da Agritec, que aconteceu em São Bento recentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário