domingo, 6 de setembro de 2015

Pinheiro comemora 159 anos com festa cívica e investimentos em educação e segurança.

Escola Presidente Médici com modernas instalações foi entregue aos moradores do Bairro da Matriz.
Uma vasta programação organizada pela a Administração municipal movimentou a cidade de Pinheiro nos dias 3 e 4, marcando as comemorações dos 159 anos de emancipação política. Uma festa que trouxe de volta a memória tradições e a história da cidade, com o olhar voltado para o futuro, marcada por investimentos em educação, segurança e no progresso de Pinheiro.
Com a presença de autoridades e cidadãos, a programação começou com o hasteamento das bandeiras e alvorada festiva, seguida do tradicional desfile cívico das escolas da rede municipal de ensino.
Tendo como tema a literatura, o desfile contou com a participação de cerca de 10 mil pessoas na Praça Sarney, entre alunos, convidados, autoridades e familiares que prestigiaram o desfile.
A celebração cívica proporcionou momentos de enlevo e satisfação, com destaque para a apresentação da Banda do Bom Menino de Pinheiro e para o rico panorama histórico traçado pelas escolas através de apresentações organizadas pelas equipes técnicas que resgataram fatos da história de Pinheiro e grandes nomes da literatura local, regional e nacional, ressaltando também a rica diversidade cultural do Maranhão.
A programação se estendeu à noite, com a realização de shows culturais reunindo a Banda Miragem e artistas locais – Lourenço Pinheiro e outros com o propósito de valorização artística e cultural da terra.
Já no dia 4, a Prefeitura Municipal de Pinheiro deu realizou uma vasta programação com inaugurações e visitas de obras em andamento, que em breve serão entregues em breve a população.
No bairro da Matriz, a Secretaria Municipal de Educação realizou na Praça do bairro, o 3º Bazar de Talentos, onde alunos de todas as Escolas puderam trocar, por brindes, os “talentos” obtidos em atividades escolares, exercitando de forma lúdica o aprendizado e valores como ética, justiça, cidadania, empreendedorismo e merecimento.
Novamente, destaque para a apresentação da Escola de Música Bom Menino de Pinheiro, mantida pelo poder municipal, que vem gerando o aprendizado de música a vários jovens.

O prefeito Filuca Mendes em companhia do Deputado Federal Victor Mendes, vereadores, professores, alunos e familiares entregaram as instalações da moderna Escola Presidente Médici, que conta a mais moderna estrutura de ensino da rede pública, integrando tecnologia e uma proposta educacional moderna, com ambientes pedagógicos como teatro, cinema e salas de aula climatizadas, dotadas de computadores e dos mais modernos recursos de ensino-aprendizagem, oportunizando ensino de artes em geral, esporte, boas práticas de cidadania. A escola será referência do novo modelo educacional que a Prefeitura está implantando no município. Durante as festividades foram entregues 14 mil unidades de fardamento escolar aos alunos da sede. Os uniformes da zona rural serão entregues nos próximos dias.
       Uma comitiva liderada pelo Prefeito visitou a obra do Parque Ambiental da Baixada
Em seguida, uma comitiva liderada pelo Prefeito visitou a obra do Parque Ambiental da Baixada, a APA (Área de Proteção Ambiental), um importante projeto que vem sendo construído com recursos viabilizados pelo deputado Victor Mendes. A entrega da obra está prevista para dezembro. As obras já estão bem avançadas e em breve serão um cartão de visitas, às margens do rio Pericumã, uma obra que será destaque em Pinheiro e em toda a Baixada.
Filuca apresentou à população a obra do novo Terminal Rodoviário, que também está em fase de conclusão

A comitiva visitou também a obra do novo Terminal Rodoviário, que também está em fase de conclusão e em breve será entregue à população pinheirense, dando boas-vindas aos visitantes da nossa cidade.
Filuca Mendes também apresentou o Centro de Monitoramento do município

O Filuca Mendes também apresentou o Centro de Monitoramento do município, que conta com câmeras com altas definições e com zoom de quase 1000 metros sem perder a qualidade. O sistema, que funcionará integrado com a Guarda Municipal, representará um importante reforço na segurança de Pinheiro.

A meta da Administração é colocar 190 câmeras e, com isso, garantir a cobertura total da área central da cidade, chegando a todos os bairros. Essa parceria, que conta com ações integradas da Guarda Municipal e a Polícia Militar, deverá ser estendida ao setor empresarial com o objetivo de inibir as ações de marginais, dando assim mais segurança aos munícipes.

A programação de 159 anos foi encerrada com um almoço servido no Restaurante Popular Lugar Bom de se Comer, reunindo cerca de 200 pessoas, que puderam comprovar a qualidade já reconhecida das refeições ofertadas no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário