terça-feira, 19 de maio de 2015

COMPANHIA MARIZÉS, DE BEQUIMÃO, ESTÁ SE PREPARANDO PARA TEMPORADA 2015


Os ensaios para a temporada 2015 da Companhia de Artes e Cultura Popular Marizés, do município de Bequimão, já estão a todo vapor. O grupo reúne 54 brincantes, em sua maioria jovens, que compõem o corpo de baile, a orquestra e personagens típicos do alto do boi, como Pai Francisco, Catirina, caboclo de pena, cazumbás e miolo do boi.

As apresentações do Marizés são uma mescla de ritmos e elementos das inúmeras manifestações culturais do Maranhão. Na temporada do ano passado, o grupo agradou plateias por onde passou com o repertório marcado pela forte influência dos sotaques de bumba-meu-boi (orquestra, matraca, pandeirão, zabumba e Pindaré), tambor de crioula e forró de caixa.

“Através da música e da dança, o grupo pretende trazer à tona o lado mais prosaico da cultura popular, a capacidade do homem festejar sua alegria e mostrá-la pelo ritmo e poesia”, destaca o presidente do Marizés, Herbeth Gomes Júnior, que já vislumbra novidades para a temporada junina deste ano. “Queremos inserir, no alto, novos personagens do folclore popular, a exemplo dos caboclos de pena e dos cazumbás, além de diversificar a orquestra. Tudo isso almejando oferecer um melhor espetáculo para a apreciação do nosso público”, completa.

Em um grupo formado por jovens, há também um aspecto social no trabalho que o Marizés vem desenvolvendo. “O processo de criação que segue os preparativos da nossa companhia envolve, anualmente, uma variedade de jovens que apoia e incentiva a música, a dança e a arte como meios de expressão de ideias. Isso cria no nosso município uma nova possibilidade de lazer e entretenimento, ganhando o espaço que poderia ser ocupado pelas drogas ou pela violência”, ressalta o presidente da companhia.

Além disso, a juventude local tem oportunidade de conhecer melhor e valorizar as manifestações culturais da sua região. Esses vínculos criados são fundamentais para a preservação da identidade e da cultura popular.

 
Por que Marizés?

Criado há um ano, a companhia tem um nome curioso sugerido pelo cantor e compositor tradicional de bumba-meu-boi no Maranhão, Vovô. Marizés é uma alusão direta ao povo comum, numa referência poética ao homem, a mulher, trabalhadores e trabalhadoras, Marias e os Josés, que, mesmo diante de todas as dificuldades do cotidiano, encontram tempo e espaço para proclamar pela música e dança suas alegrias e dores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário