terça-feira, 19 de maio de 2015

Governo reúne 400 jovens da Baixada em Viana para discutir políticas públicas

Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv), reúne mais de 400 jovens de municípios da Baixada Maranhenses para discutir e a criação e aplicação de políticas públicas voltadas para a juventude. A segunda edição do “Conversando com as Juventudes – Região da Baixada” foi realizado, na sexta-feira (15), no município de Viana.

Além da juventude de Viana, o evento contou com a participação de jovens das cidades de Cajari, São Bento, Matinha, Pedro do Rosário, Pinheiro e São João Batista. A ação reforça o compromisso do Governo do Maranhão com a ampliação e manutenção do diálogo permanente sobre as Políticas Públicas de Juventude (PPJs) com ampla participação dos movimentos juvenis.

A secretária Tatiana Pereira, destacou a importância da atitude do Governo do Maranhão de ir ao encontro dos jovens de todas as regiões do estado, para discutir as políticas públicas que já estão sendo desenvolvidas e o fortalecimento do protagonismo juvenil no estado. “Não dá para discutir política de juventude de forma unilateral e fechado em quatro paredes. Nós temos que sair, atravessar as pontes, os rios, lagos, seja o que for, para chegar até a juventude, que é o alvo da nossa missão. Aqui na Região da Baixada percebemos o interesse das diversas juventudes em discutir e sugerir ações para ampliar o leque de políticas públicas”, afirmou.

Dentre as demandas prioritárias elencadas pelos jovens presentes no “Conversando com as Juventudes – Região Baixada” destacam-se a reestruturação de secretarias e conselhos municipais de juventude; valorização e apoio a expressões culturais locais e enfrentamento das várias formas de discriminação e assegurar oportunidade à educação nos âmbitos de Ensino Médio, graduação e concursos públicos.

Os jovens presentes no evento aprovaram a iniciativa do Governo. “Considero um passo importante para a juventude da Baixada, o fato da Secretaria de Juventude vir para a nossa região, descentralizando a discussão, vendo a realidade da juventude de cada município”, comentou Maria Freitas, 24 anos, do município de Matinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário