domingo, 10 de maio de 2015

Caravana do Fórum da Baixada em Palmeirândia e Pinheiro.

Lançamento da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 

               O Fórum em Defesa da Baixada Maranhense se fez presente no lançamento da  Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, prestigiando e apoiando o evento na Fazenda Curitiba, em Palmeirandia, na manhã da última terça-feira(05), promovido pela equipe da AGED, presidida pelo Dr. Sebastião Anchieta. Participaram o Vice-Governador do estado, Carlos Brandão, o Secretário Estadual da Agricultura, Márcio Honaisser; João Martins, superintendente do Sebrae; os prefeitos Zé Martins, de Bequimão, João Felipe, de Peri-Mirim, Beto Pixuta, de Matinha; os vice-prefeitos, César Soares, de Pinheiro, Helizer Soares, de Peri-Mirim, e Fernando Crente, de Santa Helena; além de várias lideranças políticas da região, representantes da sociedade civil, do Ministério da Agricultura; de bancos públicos e do Ministério Público.

              O presidente da AGED, Sebastião Anchieta enfatizou a importância da campanha para que o Maranhão continue na zona livre da febre aftosa com vacinação, o que resulta na valorização da carne bovina comercializada em todo estado e também nas exportações. 

O representante do Fórum da Baixada, Glauber Fontenele, enfatizou o engajamento do Fórum da Baixada, num gesto simbólico, vestindo literalmente a camisa promocional da campanha. O vice-governador, Carlos Brandão informou o apoio do governo estadual ao trabalho da Agência de Defesa Agropecuária e aproveitou o evento para fazer um balanço das ações do governo estadual direcionadas para a região. Brandão reportou-se em seu discurso à importância do Fórum em Defesa da Baixada por sua atuação, agradeceu o apoio às ações do governo e incentivou a criação de fóruns similares para outras regiões.

Conhecendo boas práticas de gestão em Pinheiro 

A convite do Prefeito Filuca Mendes, a comitiva do Fórum da Baixada almoçou no Restaurante Municipal “Lugar Bom de se Comer”, oportunidade para conhecer essa importante política pública para a promoção da segurança alimentar e nutricional da comunidade pinheirense. O restaurante foi construído com recursos próprios da prefeitura e se mantém sem convênios estaduais ou federais. “Convidarei todos os gestores da região para conhecerem esse padrão de restaurante, recomendando ser replicado nas demais cidades”, frisou João Martins, superintendente do Sebrae.

Após o almoço, a comitiva dirigiu-se para o bairro da Matriz, a fim de conhecer a nova escola municipal Presidente Médici, em fase experimental. A escola possui uma excelente estrutura com salas de aulas climatizadas, auditório, laboratório de informática e ginásio. Essa é a primeira das escolas a ser implantado o novo sistema educacional todo informatizado, onde alunos e professores utilizarão recursos como tablets, netbooks, telão, projetor, placa de wi-fi, em todas as salas, sistema de videomonitoramento e ponto eletrônico facial para alunos e professores.

O prefeito Filuca Mendes agradeceu a visita dos membros do Fórum e convidou a entidade a participar da inauguração oficial da escola, em junho. O prefeito Zé Martins, de Bequimão, ressaltou a qualidade da obra e recursos tecnológicos do novo sistema educacional da cidade co-irmã. “Esse modelo de escola precisa ser conhecido por outros gestores, e o Fórum precisa ajudar a difundir boas práticas de gestão como a que está sendo aplicada em Pinheiro”, salientou o professor universitário Agnaldo Mota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário