sábado, 15 de julho de 2017

Secretaria de Meio Ambiente de Alcântara realizou Reunião Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico

A Prefeitura de Alcântara, através Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Sustentabilidade, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolveu na quarta-feira dia 05 de julho, capacitação dos Comitês Executivos e Coordenação, visando a implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico em Alcântara. Na quinta-feira, dia 06/07, foi realizada a primeira Reunião Pública para apresentar o Plano Municipal de Saneamento Básico.
Na abertura dos trabalhos, o Secretário de Meio Ambiente, falou da importância desse Plano pra sociedade Alcantarense. “Estamos vivenciando  momento ímpar em nossa Cidade, que é o debate sobre Saneamento Básico, tema que nunca foi discutido em Alcântara, por isso, a importância da participação de todos, nós somos os atores principais desse processo, nós  sabemos de nossas dificuldades, dos nossos problemas, dos nossos anseios e potencialidades, somos nós que faremos nosso plano Municipal de Saneamento Básico. Os técnicos da UFF estão aqui pra nos auxiliar nos trabalhos e nortear todo processo” – destacou Eraldo Campelo.
A Universidade Federal Fluminense está desenvolvimento esse trabalho em 116 municípios maranhenses com população de até 50 mil habitantes. Por isso Alcântara foi incluído e terá um custo quase zero na implantação do plano, que dará outra perspectiva de vida aos alcantarenses.
O coordenador executivo da UFF destacou a importância dos encontros sobre o plano. “Além desta, teremos mais duas reuniões públicas e uma audiência no final para apresentação do Plano de Saneamento para a comunidade a ser enviado a minuta a Câmara Municipal de Vereadores para aprovação, que acontecerá até julho de 2018” – enfatizou Jefferson Fernandes, que esteve acompanhado de Jaiza Leite no encontro.
Quem esteve presente na ação foi o vice-prefeito de Alcântara, que reconhece a importância do plano. “É importante à participação da população neste ato. É um plano, e precisamos implantar aqui em Alcântara. Temos que buscar os meios legais e fazer acontecer. Isso vai melhorar no desenvolvimento da população e principalmente quando se trata de saúde pública” – disse Sargento Leitão.
Já o prefeito Anderson, é um dos milhares de alcantarenses que lutam pela implantação do Plano de Saneamento Básico no município. “É uma das prioridades de nosso município, que está carente de saneamento básico, e a parceria entre a prefeitura, Funasa e UFF vem trazer uma política de saneamento básico de verdade, tanto na sede, quanto na zona rural, já que é uma questão de saúde pública, e estamos trabalhando para melhorar esses índices. Em contrapartida estamos dando a estrutura e logística. No final iremos apresentar o plano” – destacou Anderson Wilker.
O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântara (SINSEPMA), localizado na Rua da Esperança s/n° Centro, e contou com autoridades locais e moradores, além de servidores da secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário