quinta-feira, 13 de julho de 2017

Projeto da Universidade da Baixada é apresentado ao MEC por Victor Mendes e Sarney Filho

Projeto de criação da Universidade Federal da Baixada Maranhense foi entregue ontem, 13/07, ao ministro da Educação, Mendonça Filho, pelo deputado Victor Mendes (PSD/MA), na ocasião acompanhado pelo ministro do meio Ambiente, Sarney Filho.
A iniciativa levada ao ministro agora decorre de proposta coordenada pelo professor Dimas dos Reis Ribeiro, apresentada como Ideia Legislativa. A expectativa é a obtenção de pelo menos 20 mil assinaturas para que o tema se torne proposição legal no âmbito do Congresso Nacional.
O projeto de criação da Universidade Federal da Baixada é um dos compromissos firmados pelo deputado Victor Mendes desde o início do mandato. Em audiências anteriores com o ministro Mendonça Filho, o assunto foi abordado ficando o compromisso de o MEC estudar a viabilidade da matéria.
Trata-se de um anseio antigo da região que desde 2006 vem sendo discutido em Brasília, quando a então senadora Roseana Sarney apresentou a iniciativa sob a forma de projeto de lei – o PSL nº 212, do Senado Federal convertido no Projeto de Lei 7289, que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade. O projeto tramita na Comissão de Educação da Câmara, até o momento sem a emissão de parecer para continuidade.
“Trata-se de uma iniciativa que responde pela geração de conhecimento e de tecnologia voltada para a realidade da nossa região, cujo potencial é incontestável e com evidentes vocações econômicas não exploradas. Além disso temos uma imensa demanda reprimida por vagas no ensino superior na região, que poderia ser solucionada com a criação da Instituição ” explicou o deputado ao ministro Mendonça Filho, defendendo a aprovação do pleito.
Já o ministro Sarney Filho frisou a importância para a Baixada da aprovação desse projeto. “Implantar uma universidade federal na região significa favorecer o desenvolvimento de uma imensa região, com uma juventude que precisa se qualificar, dona de particularidades ambientais expressivas e detentora de vocações que precisam ser melhor aproveitadas, uma região que precisa, portanto, de todo o apoio possível para se desenvolver em bases sustentáveis” argumentou o ministro do Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário