segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Em entrevista na Rádio Pericumã FM, prefeito de Alcântara fala do planejamento para os próximos 48 meses de gestão.

Na última sexta feira (13), o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), concedeu uma entrevista exclusiva ao Radialista Paulinho Castro, na rádio Pericumã FM, e falou do trabalho durante os primeiros 13 dias de sua gestão. Segundo Anderson, o município estava totalmente destruído em todos os setores. O prefeito falou ainda dos planos para reconstruir Alcântara e das parcerias que vem firmando em vários setores, tanto pelo Estado, quanto via governo federal. Abaixo os temas citados por Paulinho Castro e respondidos por Anderson.
PREFEITO PARCEIRO DO POVO
Segundo Anderson, o projeto é trabalhar em parceria com as comunidades de Alcântara, dando oportunidades aos moradores tanto da zona rural, quanto da área urbana. Questionado por Paulinho Castro seus planos, Anderson foi categórico ao responder. “Sempre sonhei ser o prefeito de minha cidade, sou filho de Alcântara, nasci e me criei e moro lá desde criança. Esse é meu objetivo, quero fazer um grande trabalho por aquele povo, que ficou carente de um bom gestor, que trate o povo com respeito e dignidade. Já começamos o trabalho, e no final de minha gestão quero olhar pra trás e dizer nossos serviços melhoraram. Foi por isso que coloquei meu nome a disposição da população alcantarense”- destacou.
GERENCIAR RECURSOS PÚBLICOS COM RESPONSABILIDADE
Para Anderson o segredo de uma boa gestão é administrar os recursos de forma correta com responsabilidades, transparência e probidade. “E como você falou Paulinho, Alcântara é importantíssima e com um potencial turístico gigantesco, temo um Centro de Lançamento que é estratégico para o Brasil, o maior do hemisfério sul, onde já tivemos a passagem de comando, que terá o Coronel Luciano, e auxiliará o município de Alcântara na capitação de recursos. Vamos buscar as parcerias com o governo federal através do deputado Victor Mendes e também estadual através do deputado Othelino Neto, em que vamos formar todas as correntes para que Alcântara possa entrar no caminho do desenvolvimento”- disse.
PREFEITO PRESENTE NAS COMUNIDADES
Para Anderson, nada vai mudar. “Sempre visitei as comunidades, e não deixar jamais de fazer isso. Vou está tratando administrativamente o município e atendendo meu povo, e correndo atrás dos recursos, que você sabe, não cai do Céu e presente na zona rural. Antes mesmo da posse eu já estava correndo atrás de parcerias que começaram dar resultados, como já distribuímos sementes para produtores na sede e zona rural. Fazendo cadastro e dando as técnicas para preparar o solo e fazer um bom cultivo, amenizando o sofrimento daquela população” – destacou.
REFORMA ADMINISTRATIVA E SERVIÇOS DE QUALIDADE
Para Anderson, a qualidade dos serviços públicos vai ser feita com profissionais qualificados e dedicados. “Eram 14 secretarias e vamos apresentar uma reforma administrativa na próxima sexta feira (20) na Câmara Municipal onde vamos reduzir para 11 secretarias sem perder a qualidade dos serviços públicos. Para se ter uma ideia, o município tinha 155 cargos comissionados na Educação e vamos reduzir para no máximo 60 cargos. Na saúde tinha 88 cargos comissionados e vamos trabalhar com 20 cargos, e claro sem prejuízos nos serviços públicos. Já fizemos mutirão no hospital e nas escolas. Encontramos as três ambulâncias quebradas e já colocamos um para funcionar e já está atendendo toda população. Hoje temos médicos atendendo 24h no hospital Dr. Neto Gutteres, temos um cronogramas de plantões médicos todos os dias.
EQUIPE QUALIFICADA NA GESTÃO
Para Anderson, uma equipe pequena, mas bastante técnica e preparada para fazer um bom trabalho durante os próximos 4 anos. “Dos 11 secretários, 10 são alcantarenses, que vivem na cidade e apenas um técnico na saúde que é do município vizinho de Bequimão. E como nosso maior problema é na saúde, e nós precisávamos de um profissional qualificado na área para nos dar suporte, com trâmite na secretaria de estado para buscar recursos. Além disso, temos uma equipe qualificada e de confiança” – enfatizou.
TRANSIÇÃO DO CARGO
Para Anderson, a transição não foi tranquila, apenas o básico, coisa que qualquer cidadão pode adquirir. “Ele entregou a faixa realmente, mas seria melhor ele ter deixado o município funcionando, o que não aconteceu. Isso poderia ter sido evitado se a transição tivesse sido feita de modo correta. Esse problema poderia ter sido evitado na transição, mas as informações foram negadas. A folha de pagamento dos servidores eu só tive acesso nesta quinta feira (12) através da justiça, e agora a procuradoria está analisando cada caso e assim que tiver tudo legal, vamos pagar o mês de dezembro. Vamos fazer o correto sem prejuízo para os servidores e muito menos para o município. Primeiro temos que pensar no cidadão e nos servidores, que são os nossos grandes parceiros” – salientou.
O QUE O POVO PODE ESPERAR DO PREFEITO ANDERSON?
Anderson foi categórico ao responder a pergunta do radialista Paulinho Castro. “Vai esperar um prefeito comprometido, como sempre fui, fui vereador daquele município, sempre andei em Alcântara de cabeça erguida, quero continuar andando na cidade de cabeça erguida, honrando meus compromissos, honrando o que eu me comprometi com o povo de Alcântara, que foi ser um prefeito responsável, atuando dentro da probidade e da moralidade, peço à Deus que eu permaneça sempre assim, o povo terá um prefeito trabalhador, um prefeito que vai está presente na zona rural, presente no município, eu moro em Alcântara, não vou me mudar de minha cidade, um prefeito que vai tratar seu povo com respeito e dignidade. Vou honrar os 8.518 votos recebidos no último dia 2 de outubro, quase 64% da população me deu essa missão e isso aumenta ainda mais nossa responsabilidade” – disse.
TURISMO DE ALCÂNTARA
O prefeito Anderson reconhece o potencial turístico de seu município. “Sem dúvida nenhuma Alcântara tem potencial reconhecido mundialmente por suas belezas arquitetônicas, e quando se fala em Alcântara, muita gente conhece e quem não conhece tem vontade de conhecer. A grande questão hoje do turismo em Alcântara é o deslocamento de São Luís. Nós não temos horários fixos de viagens, embarcações confortáveis, com preços justos para que o turista chegue à cidade. Precisamos sinalizar os pontos turísticos da cidade, para que nossos visitantes possam conhecer nossas belezas sem a presença de um guia. Já temos uma parceria com o Sebrae para fazer o plano estratégico de turismo do município, temos lindas praias e vamos fortalecer o seguimento para Alcântara possa viver do turismo, gerando renda ao moradores. Vamos estruturar todos os pontos”- finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário