sábado, 18 de julho de 2020

ADEUS AO BASA

                             
 Graça Leite                                           
Membro da Academia Pinheirense    


Estou vivenciando a quarentena da corona vírus em mais uma manhã de julho neste 2.020. na minha cidade de Pinheiro, ouvindo a alegre melodia dos bem-te-vis contando no meu quintal, mas desta vez, sufocada por vozes eletrônicas que veem de fora.
Fico atenta e percebo que elas partem de dentro do Banco da Amazônia (BASA). Da minha janela vejo uma pequena aglomeração em sua porta. Alguém que passa me informa :fecharam o Banco da Amazônia, aqui em Pinheiro e aquilo ali é uma despedida.
As vozes que ouço são de protestos ou de saudades? Não consigo identificá-las claramente, mas aquelas que gritam dentro de mim são  misturadas dos dois sentimentos.

Sou vizinha do BASA e não é de hoje, é desde o tempo em que aqui se instalou na década de 60 , no velho sobradão do Comerciante Albino Paiva na Avenida Paulo Ramos; acostumei-me  com a s filas dos velhinhos  em frente ao prédio que começavam a se formar  no final da tarde e varavam a madrugada ,esperando, a vez pela manhã de serem atendidos,  em frente ao prédio e com o entrar e sai dos clientes quando começava o atendimento a 7 da manhã. Naquela época o governo federal havia criado o programa de aposentaria rural para os   lavradores do FUNRUAL.

Caminhões chamados de ¨pau de arara¨ chegavam de todos os povoados do município de Pinheiro e o dos municípios vizinhos e desembarcavam centenas de velhinhos na porta do banco ,na véspera geralmente no final da tarde e normalmente passavam á noite no relento sentados na calçada em fila, dormindo em papelões e cobertos com humildes lençóis, mas o que contagiava era a alegria com as cantorias dos causos, gargalhadas, formando uma fila de idosos que se somando ás idades teríamos milênios. 
A velha Casimira, uma idosa   tocadora de caixa das festas do Espírito Santo e que morava no bairro da matriz ficava com sua banquinha de mingau de milho e café debaixo de uma árvore aguardando a oportunidade de vender seus produtos. E assim aquelas vidas sofridas e valorosas aguardavam a hora feliz de colocarem no bolso o dinheirinho da tão sonhada aposentaria. Mas como sempre naquela época havia espertalhões, chamados de  marreteiros, dentro os mais famosos eram Chiquitó  e Bacana,  fiavam aguardando  no quarteirão acima perto do Bar de Sr. Paulo Castro a oportunidade para oferecerem aos velhinhos cortes de costura, relógios,  sapatos uma infinidade de bugigangas antes que os mesmos chegassem as casas comerciais , negociação altamente  perniciosa ,usando a palavra e a boa-fé dos velhinhos, para fecharem o negócio e obterem lucros exorbitantes.

Certa vez um uma manhã chuvosa, um exame de abelhas africanas surgiu no nada, vindo do campo para cima dos velhinhos. Foi um Deus nos acuda, uma correia sem fim e um ceguinho que todas as manhãs, tocava com seu violão e cantava na porta do Banco para conquistar  uns trocados , não conseguiu correr e tornou-se vítima do ataque cego das abelhas caiu, debatia-se, gritava, mas ninguém se atrevia a enfrentar aquele enxame furioso. Somente um neto que o acompanhava, uma criança de 10 anos, desafiou a cólera das abelhas, porém o avô e neto foram parar no hospital. Um picado porque por não ter visão e o outro por excesso de amor.
Esse episódio foi lembrado para demonstrar o quanto o BASA fez parte do nosso dia a dia e da evolução histórica de Pinheiro.

Hoje exames de abelhas não mais entram na cidade próspera agitada em que em que foram  transformada com a colaboração  do Banco da Amazônia que semeou  crédito ,pagou tributos, distribuiu alegria para os aposentados, fomentou  agricultura familiar como o PRONAF , gerou empregos ,lucro ,mas não o lucro suficiente que o consiga satisfazer o apetite dos bancos inclusive os oficiais como o BASA   e excluir completamente a política de fomento e desenvolvimento. O BASA está sendo preparado para se adaptar ao espírito das grandes instituições financeiras em que tudo se resume no muito   lucro, muito, mais muito lucro. Infelizmente, já é um caminho aberto para a privatização com certeza. E agora em plena Pandemia quando todos precisam de mais recursos, as autoridades financeiras extremamente liberais, sem levar em contas aspectos de uma cidade pequena do interior do Maranhão que precisa de  incremento na economia para seu   desenvolvimento ao longo prazo negam o direito de sermos socorridos, também sem sermos   defendidos pelos governos Municipal e Estadual por esta insensata e desproporcional decisão.

O Estado do Maranhão é considerado o Pré da Amazônia e porque motivo o município de Pinheiro, não vai mais poder desfrutar do privilégio de passar por esta por esta porta? Por acaso não fazemos parte do Maranhão? E os nossos governantes o que dizem?

infelizmente constatamos em que esse lastimável   fato aliado a outros que estão em evidência por aqui, leva-nos a uma triste contatação que a nossa cidade atravessa atualmente um retorno sinuoso que aponta uma placa indicativa de volta na caminhada progressiva da nossa cidade.
Voltando ao assunto vizinhança a que me referi no início desta crônica, o BASA mudou-se para a antiga sede do Banco do Brasil na Avenida Getúlio Vargas em frente a Prefeitura. Coincidente eu também mudei a minha residência para a mesma avenida Getúlio Vargas bem próximo a ele. Daí a nossa amizade. Sempre fomos bons vizinhos e vê-lo partir assim, deixando para trás uma economia sacrificada, espremida por pandemias, sanitária, sofrimento e de negligências enchem-nos de tristeza.
O grande educador de Jornalista Benedito Leite costumava dizer: ‘ONDE SE ABRE UMA ESCOLA FECHA-SE UM PRESÍDIO.
Parodiando o grande mestre atrevo-me a dizer “ Onde se fecha uma agência bancaria   abre-se uma porta para o declínio e a pobreza do lugar.
Adeus Banco da Amazônia e .... obrigada por tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário