quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Maranhão está entre os estados com maior número de desempregados


Os números seguem desmoronando com o discurso de uma boa gestão do governador Flávio Dino (PCdoB). Nesta quinta-feira (15), o IBGE divulgou números referentes ao desemprego no Brasil e, infelizmente, o Maranhão está entre os estados com mais desempregados.
Inicialmente, nem adianta culpar a tal crise nacional, já que em dez estados brasileiros, o desemprego caiu no 2º trimestre, na comparação com o trimestre anterior.
De acordo com o IBGE, o Maranhão é oitavo entre os estados brasileiros com maior número de desempregados. A Bahia lidera o ranking da taxa de desemprego com 17,3%, o Maranhão é oitavo com 14,6% e Santa Catarina possui a menor taxa, com 6%.
No entanto, os números negativos do Maranhão, infelizmente, não param por aí.
Segundo o IBGE, Piauí (43,3%), Maranhão (41,0%) e Bahia (40,1%) apresentam as maiores taxas de subutilização –  onde pessoas se encontram desocupadas e/ou subocupadas por insuficiência de horas, além da força de trabalho potencial.
No Maranhão, infelizmente, temos o segundo maior contingente de desalentados – pessoas que desistiram de procurar trabalho.  A Bahia lidera com 766 mil pessoas e na segunda posição aparece o Maranhão, com 588 mil pessoas.
O Maranhão também lidera o percentual de empregados sem carteira de trabalho assinada, com 49,7%, seguido pelo Piauí (48,0%) e Pará (47,3%).
E são com esses números que Flávio Dino quer se tornar presidente do Brasil…

Nenhum comentário:

Postar um comentário