sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Bequimão expõe potencialidades no II Seminário de Turismo Floresta dos Guarás

Seminário turismo (19)Potencialidades das manifestações culturais e dos artesanatos bequimãoenses foram apresentadas no II Seminário de Turismo Floresta dos Guarás, que aconteceu entre terça (20) e quinta-feira (22), em Mirinzal. A Prefeitura de Bequimão montou um estande para exposição de produtos locais, que podem ser levados para fora ou mesmo atrair visitantes ao município.
Da riqueza cultural, foram destacados o bumba-meu-boi Estrela de Bequimão, o tambor de crioula e o Festejo do Divino Espírito Santo (Carnaubal e Pontal). A produção artesanal estava representada pelas redes, miniaturas de redes, tapetes, centro de mesa, jogos americanos e socó, do Centro dos Câmaras; cestos, jogos americanos e chaveiros feitos da fibra ou palha de tucum, do Quindíua; e utensílios de pesca/malhadeira, do Carnaubal. Também houve espaço para o queijo do Pontal e para as plantas da região.
“O que está acontecendo aqui é um intercâmbio entre os municípios que compõem o polo turístico da Floresta dos Guarás. Trouxemos uma amostra de algumas atrações de Bequimão”, comentou o secretário-adjunto de Meio Ambiente e Turismo de Bequimão, Edmilson Pinheiro.
REPORT THIS AD
A cultura de um lugar também tem forte apelo no desenvolvimento da atividade turística. “Quando alguém visita uma cidade, a experiência desse turista vai acontecer por meio da comida, da contemplação das manifestações culturais e das belezas daquele local. Bequimão tem muito a oferecer aos seus visitantes”, defende o secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, que é turismólogo e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Bequimão.
No seminário, a equipe da Prefeitura de Bequimão aproveitou para articular uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Alcântara, para a produção do inventário da oferta turística do município. Esse levantamento é essencial para subsidiar a elaboração de planejamentos e também para a captação de recursos voltados ao fomento do turismo.
O seminário
Nos três dias de evento, está sendo discutido o desenvolvimento da atividade turística na região, apresentando alternativas para qualificar e promover o Polo Turístico Floresta dos Guarás. Foram realizadas palestras, como a que foi ministrada pelo representante da Costa do Delta e secretário de Turismo de Ilha Grande/PI, Adilson Castro. Ele contou a experiência de sucesso do município onde atua. Aconteceram, ainda, mesas redondas, painéis, exposições de artesanato, cultura e gastronomia.
Na quarta (21), foi realizada visita técnica em Guimarães, com city tour pelo Centro Histórico e visita à praia de Araoca. No último dia, destacaram-se estratégias e ferramentas digitais, no Guarás Digital Day.
A equipe de Bequimão contou com a participação do vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal), do vereador Vadico do Areal, da secretária-adjunta de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Luana Telene, além de conselheiros municipais de turismo e artesãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário