sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Mutirão do Glaucoma atende 209 pacientes em Bequimão-MA

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o primeiro Mutirão do Glaucoma de 2019 em parceria com o Hospital da Visão e Governo do Estado. A ação oftalmológica aconteceu no Centro Municipal de Saúde (antiga Unidade Mista), nesta quinta-feira (31) e atendeu 209 pacientes. As pessoas atendidas fizeram exames para verificar a pressão e o fundo dos olhos.
Dos 209 pacientes atendidos no mutirão do glaucoma, 120 foram detectados com glaucoma e receberam o colírio inteiramente grátis para tratamento. As consultas acontecem a cada 90 dias (3 em 3 meses). O medicamento dura exatamente esse período.
O secretário municipal de Saúde, que esteve presente durante a ação, destacou a importância do mutirão do Glaucoma em Bequimão. “Muito positiva a ação, a população compareceu em massa, com a necessidade, mas também mostrando que estamos com credibilidade, vamos ter um ano mais intensificado nas ações, uma determinação do prefeito Zé Martins”, destacou Sidney Bouéres, que agradeceu o apoio de todos envolvidos na ação de saúde da visão.
GLAUCOMA
O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não existindo, contudo, uma relação direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença. Ou seja, enquanto uma pessoa pode desenvolver danos no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário