sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Festejo de São Bendito reúne grande público em Alcântara-MA


O Festejo de São Benedito é uma manifestação de origem africana que se espalhou pelo Brasil e remonta o período colonial. Em Alcântara-MA, no Litoral Ocidental Maranhense ocorre anualmente no mês de Agosto, no largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Centro Histórico.
Durante quatro dias o festejo acontece ao som de tambores, música e dança. Conhecido por tambor de crioula ou tambor de São Benedito, a celebração acontece em louvor ao santo padroeiro e protetor dos negros. O sagrado e profano se misturam no banquete do tambor, nas saias rodadas das coreiras (mulheres que dançam), na poesia dos cantores, sendo também celebradas missas, ladainhas e realizada uma procissão.
O Festejo em Alcântara por muito tempo foi organizado pela Irmandade de São Benedito. Atualmente é conduzido por uma associação de mesmo nome, sendo uma festa popular. Atrai cada vez mais não somente os devotos, pagadores de promessas e moradores de Alcântara, mas também integrantes de grupos de tambor de crioula de São Luís e visitantes de outras cidades.
Dentre os grupos de tambor de crioula mais conhecidos em Alcântara, destacam-se dos povoados de Macajituba, Só Assim, Itamatatiua e São Raimundo. Neste ano de 2018 o festejo ocorrereu no período de 24 a 27 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário