quarta-feira, 21 de março de 2018

Prefeitura e Sebrae promovem Oficina de Planejamento Estratégico em Cururupu

Sebrae capacita servidores municipais de Cururupu, planejamento estratégico de ações da gestão municipal.

Com o objetivo de discutir ações a serem implementadas na cidade de Cururupu no ano de 2018, o Sebrae Maranhão em parceria com a prefeitura local, realizou na última terça-feira (20), um encontro onde foi traçado o planejamento estratégico para que as secretarias municipais trabalhem gestão pública com foco em resultados. Cerca de cinquenta servidores participaram do momento, entre secretários, coordenadores, assessores e técnicos. A capacitação com enfoque em gestão de qualidade, foi conduzida pelo consultor credenciado junto ao Sebrae, Tadeu Borba.

O objetivo da Oficina é construir uma visão estratégica de longo prazo, de modo a estabelecer um referencial para os posicionamentos do Município, com a visão de um futuro desejado, que irá contribui para integrar, articular e reforçar a interação entre os planos e as decisões, além de assegurar o uso mais coerente e eficaz de recursos públicos.

 

Todos os secretário municipais participaram e enfatizaram sobre os benefícios da ação para a obtenção de um futuro de sucesso para a cidade. “O processo de elaborar e discutir um planejamento estratégico promove uma reflexão e debate sobre as escolhas a serem feitas, as possibilidades e os limites de desenvolvimento possível que estimulam a ação conjunta em prol de um futuro desejado”,  foram conclusões narradas na apresentação dos trabalhos em grupo durante a oficina.

A prefeita Rosinha desde o início da gestão reuni as equipes de trabalho  para planejar. Os trabalhos da gestão seguem um planejamento, execução, monitoramento e avaliação semestral. Mesmo já tendo reunido seu secretariado para o relatório anual 2017, e o plano de ação para o ano 2018 dentro do plano de governo, a prefeita juntou sua equipe para participar da oficina planejamento estratégico promovida pelo Sebrae.

Na abertura dos trabalhos falou da importância do momento para o desenvolvimento do município. “Hoje vamos trabalhar estratégias na busca por resultados ainda melhores, este curso é um pedido meu junto ao superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, que nos oportunizou esta capacitação. O trabalho é resultado de encontros institucional e parcerias que se fortalecem todos os meses com ações do Sebrae no nosso município, a atenção da gerente regional em Pinheiro, Graça Fernandes e a gerente de políticas públicas do Sebrae no Maranhão, Cristiane Corrêa e do analista do Sebrae Fernando entre outros que já perceberam o desejo e a determinação em fazermos o melhor por Cururupu” A prefeita disse ainda; “Nós temos tudo para avançar, qual quer ação que não é planejada não dá certo. Precisamos estabelecer metas com prazos, monitorar para ter em vista os resultados, no final avaliar e colher os resultados, é isso que nós queremos em nossa administração”. Ressaltou a prefeita Rosinha.

No encontro, o analista do Sebrae, Fernando, falou do objetivo dessa oficina, unir as propostas e potencializar as demandas sociais, os negócios que a cidade tem a oferecer”.

Ribamar Santos, vice-prefeito à frente da pasta da secretaria municipal de obras e serviços urbanos de Cururupu, reafirmou que o planejamento é essencial para que o poder público possa desenvolver as ações de maneira mais eficiente, contemplando um número maior de cidadãos, com serviços de maior qualidade. No final dos trabalhos encerrou agradecendo a iniciativa da prefeita em trazer a capacitação, a participação dos secretários e equipes, do Sebrae e pediu empenho, compromisso e muita união que são marcas da gestão atual. “Com esse planejamento nós poderemos atender melhor a população, oferecendo serviços que já são garantidos a eles de forma cada vez mais adequada e com mais responsabilidade, construindo ações de políticas públicas de pertencimento ao cidadão”. Afirmou Ribamar Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário