quarta-feira, 22 de junho de 2016

“Bequimão tem nota maior do que a média nacional no IDEB”, aponta Zé Martins, no aniversário da cidade

Os investimentos em educação, nos quatro anos da administração do prefeito Zé Martins, colocaram o município de Bequimão acima da média nacional das escolas municipais. Segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a média do Brasil é de 4.5 para as séries iniciais. Bequimão atingiu 4.8, em 2015. Nas séries finais do Ensino Fundamental, a média brasileira é de 3.9. As escolas municipais bequimãoenses atingiram 4.1.
Esses dados foram apresentados pelo prefeito Zé Martins, na cerimônia em comemoração ao aniversário de 81 anos de emancipação de Bequimão. “Esse resultado nos orgulha muito, porque demonstram que o nosso trabalho está no rumo certo”, frisou. Em educação, os avanços só acontecem quando há uma conjugação de fatores, que vão desde a melhoria na infraestrutura das escolas até a formação continuada de professores.
Falando para centenas de estudantes que participavam do desfile cívico, o prefeito elencou as principais ações voltadas à área educacional. Ele destacou a aquisição de sete ônibus escolares, a distribuição de fardamento escolar gratuito a quase 5 mil estudantes, a renovação do mobiliário das escolas municipais e a oferta de cinco cursos de formação continuada aos educadores da Rede Municipal de Educação.
“Assim como vocês acreditaram em mim, eu deposito a minha fé nessas crianças e jovens que estão aqui. É por isso que uma das prioridades da minha gestão é a educação”, assegurou Zé Martins. Nesse dia, ele iria inaugurar a Escola Municipal Benedita Gusmão Moraes, no Ferro de Engomar, construída para ser escola modelo no sistema educacional do município, mas adiou o ato em respeito ao estado de saúde do secretário Bastico Moraes, filho da professora que dá nome ao novo colégio.
Também estão em construção mais duas novas escolas de quatro salas, nos povoados Monte Alegre e Marinho, e seis escolas de duas salas, no bairro Balandro e nos povoados Vila Nova, Boa Vista, Frechal, Santa Tereza e Rio Grande. O prefeito indicou, ainda, avanços na Saúde, como os mais de 80 mil atendimentos já realizados no Hospital Lídia Martins; o asfaltamento de vias no Centro, na Cidade Nova e Ferro de Engomar; e os mais de 300 km de estradas vicinais recuperados.
“Temos muito a comemorar principalmente pelos investimentos e avanços que alcançamos nos últimos quatro anos. Posso afirmar, sem medo de errar, que o nosso município está melhor em saúde, em educação, na infraestrutura, na valorização do esporte e da cultura e em ações sociais”, garantiu.
Comemoração dos 81 anos de Bequimão
Os bequimãoenses foram acordados, no dia 19 de junho, aniversário do município, com uma alvorada e queima de fogos, às 5h. Mais tarde, estudantes e a Guarda Municipal participaram do desfile cívico até a Prefeitura. Participaram do desfile as escolas Os Batutinhas, Maria Rosa, Pedro Silva, Minas Gerais, Raimunda Paixão, Unidade Integrada Barroso, Unidade Integrada Centrinho, Sumaúma, Centrinho de Buritizeira, Unidade Integrada Jacioca, Unidade Integrada Areal, Escola Manoel Fernandes, Unidade Integrada Paricatíua, Unidade Integrada Codozinho, Rui Barbosa, Beira do Campo, Unidade Integrada Quindiua, Miguel Martins Lemos, Unidade Integrada Pontal, Américo Vespúcio e Domingos Bouéres.
Os pelotões representavam os temas Meio ambiente, Bandeira de Bequimão, História de Bequimão, Olimpíadas, Esporte, Inclusão Social, Reciclagem e Saúde. A Escola de Música executou o Hino Nacional, enquanto as bandeiras foram hasteadas pelo secretário municipal de Educação, Aristides Amorim; pelo vereador Amarildo Paixão (que representou a Câmara de Vereadores); e pelo prefeito Zé Martins. O bolo, pelos 81 anos, foi cortado ao som do Hino de Bequimão.

Depois da cerimônia, aconteceram as competições de ciclismo e corrida, cavalgada, partidas de futebol, gincana e apresentações culturais, mas falaremos sobre essas outras atrações da programação em outra postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário