quarta-feira, 1 de junho de 2016

Bancada Maranhense consegue R$ 9 milhões para recuperação da Barragem do Pericumã

aluisioDeputados da bancada federal maranhense participara, na manhã desta terça-feira (31), de uma reunião no Ministério da Integração Nacional com o secretário executivo Luiz Otávio, para tratar da recuperação da Barragem do Pericumã, na Baixada Maranhense.
As obras de recuperação e construção são aguardadas há 20 anos e irão alcançar 70,6 km, beneficiando mais de 260 mil pessoas. Serão liberados R$ 9 milhões para a recuperação da Barragem do Pericumã
“A Barragem do Pericumã, também demanda atenção por garantir água para irrigação de lavouras familiares, que poderiam ser ampliadas, garantindo a melhoria das condições de vida de inúmeras famílias instaladas nas áreas que margeiam a barragem”, disse André Fufuca sobre as obras.
O deputado federal Aluisio Mendes (PTN) solicitou a transferência da gestão da barragem do Rio Flores do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) para a Codevasf, por acreditar que o departamento não vem realizando a gestão e manutenção da barragem.
O parlamentar também pediu urgência na liberação de recursos para construção dos diques da Baixada Maranhense. De acordo com ele, a obra é importantíssima e representa a redenção de toda aquela região.
“O secretário Luiz Otávio se comprometeu em apresentar as informações à equipe técnica do Ministério, para verificar a forma de efetivar estes três pleitos o mais breve possível”, acrescentou Aluisio Mendes.
As terras marginais agricultáveis são protegidas da cunha salina justamente em razão da barragem, que retém a maré.
André Fufuca também ressaltou a importância das obras para a prevenção de desastres ambientais como o ocorrido no município de Mariana (MG),
O parlamentar maranhense também afirmou que o secretário executivo prometeu rever a postura adotada nos últimos 4 anos em relação a demanda do Maranhão perante o Ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário