segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Operação da Polícia Federal cumpre mandados na Baixada.

São Bento -  A Força-Tarefa Previdenciária, integrada pelo Departamento de Polícia Federal, Ministério do Trabalho e Previdência Social e Ministério Público Federal, com a finalidade de reprimir crimes previdenciários, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (26), em cinco cidades maranhenses, a Operação Tânato. São Bento, Palmeirandia, SãoJosé de Ribmara, São Luis e Paço doLumiar.
As investigações, iniciadas em 2013, levaram à identificação de um esquema criminoso no qual eram adquiridos cartões magnéticos, utilizados para saques de benefícios do INSS, após o falecimento dos segurados (saques post mortem). No decorrer das investigações, também foi comprovada a falsificação de documentos públicos para fins de requerimento de benefícios previdenciários e assistenciais. A organização criminosa atuava desde 2009, tendo sido comprovada a participação de um servidor do INSS.
A Polícia Federal cumpriu 28 mandados judiciais, sendo 16 de busca e apreensão e 12 de condução coercitiva, além do arresto de bens e de veículos dos envolvidos. Operação foi realizada nos municípios de São Luis, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, São Bento e Palmeirândia.
O prejuízo, inicialmente identificado, aproxima-se de R$ 4.300.000. O valor do prejuízo evitado com a consequente suspensão desses benefícios, levando-se em consideração a expectativa de vida média da população brasileira, aproxima-se de R$ 6.500.000.
Com relação ao servidor da autarquia previdenciária, foi determinada a suspensão do exercício das funções e de qualquer outro cargo que porventura exerça no âmbito da Previdência Social.
A operação contou com a participação de 60 Policiais Federais e de dois servidores da Previdência Social. O nome em alusão ao esquema criminoso cujo principal modus operandi seria o recebimento de benefícios após o falecimento dos segurados.

A população de São Bento já esperava por essa ação e diz que chegou tarde e confirma que o numro de pessoas envolvidas é muito maiso do que as seis que foram levas e estão sendo investigadas pelo PF. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário