terça-feira, 27 de julho de 2021

Prefeitura de Bequimão investe na formação continuada de professores do município

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem investido na capacitação dos profissionais da educação, visando o desenvolvimento de ações voltadas para a melhoria dos indicadores e concretização de metas do Plano Municipal de Educação, como a alfabetização na idade certa e a formação integral das crianças bequimãoenses. Com este objetivo foi realizado entre os dias 20 e 23 julho o segundo e terceiro módulo do Ciclo Formativo do Pacto Pela Aprendizagem. O evento foi dividido em dois módulos, em respeito às recomendações sanitárias para a prevenção da Covid-19.

O segundo módulo foi realizado nos dias 20 e 21 de julho, na Escola Estado de Minas Gerais, e debateu, na prática, o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTM), com enfoque no papel do professor no processo de aprendizagem. Participaram deste módulo servidores da Escola Municipal Pedro Silva, Unidade Escolar Estado de Minas Gerais, Escola Municipal Raimunda Paixão. Escola Municipal Benedita Gusmão Moraes, Escola Municipal Protázia Rodrigues, Escola Municipal Beira Campo, Escola Municipal Miguel Lemos Martins, Escola Rui Barbosa, Unidade Integrada Centrinho de Buritizeira, Unidade Integrada Pontal e Escola Municipal Ana Araújo.

Já o terceiro módulo foi realizado de 21 a 22 de julho, também na Escola Estado de Minas Gerais, priorizando o aprendizado da linguagem, dentro dos parâmetros do DCTM. Foram contemplados com a formação servidores da Escola Municipal Solange Guimarães, Escola Municipal Manoel Fernandes, Unidade Integrada Centrinho de Santana, Escola Municipal Nizael Costa, Unidade Integrada Areal, Unidade Integrada Paricatiua, Unidade Integrada Quindiua, Escola Municipal Américo Vespúcio e Unidade Integrada Codozinho.

No total, o Ciclo Formativo do Pacto pela Aprendizagem alcançou 90 profissionais da rede municipal de ensino, entre professores, gestores e orientadores pedagógicos. “O momento de formação é um momento muito importante para gente, de aprendizado. É uma troca de experiência bastante válida, porque os assuntos discutidos aqui já fazem parte do dia a dia dos nossos educadores, mas podem ser vistos a partir de perspectivas diferentes. E isso, não tenho dúvidas, de que contribui e muito com o aprimoramento da qualidade do ensino no nosso município”, declarou o secretário de Educação de Bequimão, Professor Zeca.

Com o avanço da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Bequimão, a Rede Municipal de Ensino já está na expectativa pelo retorno das aulas. O secretário municipal de educação, Professor Zeca, deve se reunir com o prefeito João Martins, para definir o cronograma que vai garantir o retorno seguro dos estudantes às escolas municipais. Há a expectativa pelo retorno das atividades ao menos dentro do sistema híbrido de ensino, considerando a decisão do Governo do Maranhão, que flexibilizou medidas de combate ao coronavírus, dentre as quais está a reabertura das escolas.

“Há uma enorme expectativa por parte da nossa comunidade escolar pelo retorno das aulas presenciais. E nós já estamos estudando a melhor forma de fazer essa retomada. Mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia, a nossa educação nunca parou. Prova disso, é a capacitação constante do nosso corpo docente. Nossos profissionais sempre estiveram empenhados em entregar o seu melhor e contribuir com a formação integral dos nossos estudantes. O Ciclo Formativo do Pacto pela Aprendizagem vem justamente para reforçar esse compromisso da nossa gestão com a educação bequimãoense”, afirmou o prefeito João Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário