quinta-feira, 22 de julho de 2021

Membros do Fórum em Defesa da Baixada Maranhão se reúnem com o vice-governador Carlos Brandão


Membros do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM) se reuniram nesta segunda-feira, 12 de julho, com o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, e com o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, no Palácio dos Leões, em São Luís. A reunião foi articulada pelo prefeito de Bequimão e presidente FDBM, João Martins, e contou com a participação dos vice-presidentes, Expedito Moraes e Antônio Valente; da presidente de honra, Ana Creusa; e dos forenses Eduardo Castelo Branco, secretário de Agricultura de Anajatuba, e Eliseu Silva, presidente da Associação de Piscicultores de Itans.

O encontro teve como objetivo a elaboração de um Plano de Desenvolvimento para a Baixada Maranhense, com ações que impactem diretamente na elevação dos indicadores sociais da região e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida da população. A estratégia consiste em envolver o Estado, os consórcios de prefeitos, a classe política e as instituições de ensino e qualificação profissional neste mesmo propósito.

Entre as principais demandas apresentadas pelos membros do Fórum estão a conclusão da Barragem de Maria Rita; barragens de enseadas; Barragem do Rio Maracu; manutenção da Estrada do Peixe; linhas de crédito a pequenos e médios empreendedores; construção dos Diques da Baixada; acesso ao processo licitatório do Ferry Boat; entre outras ações.

O vice-governador destacou o potencial econômico da Baixada, especialmente no setor de produção de alimentos e outros projetos de desenvolvimento que beneficiarão a população da região. Já o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, sugeriu a implantação da Agência de Desenvolvimento da Baixada, bem como viabilização de parcerias entre os municípios da região e a Universidade Estadual (UEMA) e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

O prefeito de Bequimão e presidente do FDBM, João Martins, reforçou a necessidade de ampliar os esforços do Estado e dos gestores no sentido de potencializar os investimentos em produção agrícola e turismo regional. Destacou também a carência de tecnologias e incentivo aos pequenos e médios empreendedores ainda existentes na região.

Nos próximos dias, a diretoria do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense definirá uma nova agenda de compromissos para o mês de agosto. Serão contemplados com as visitas em prol da construção de novas parcerias instituições como a Universidade Estadual do Maranhão e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Reuniões com consórcios de prefeitos e locais da região onde deverão ocorrer algumas obras também devem ser priorizados na agenda do próximo mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário