sábado, 30 de março de 2019

Prefeitura de Guimarães dará inicio ao maior programa de recuperação de escolas já realizado no município

Na ultima segunda-feira, dia 25 de março, a secretaria de Educação, Iasmin Cunha, e o representante da empresa vencedora da licitação, a MP EMPREENDIMENTOS, assinaram o termo de contrato para a reforma e manutenção de vinte escolas municipais. A licitação ocorreu em 21 de dezembro de 2018, após passar pelos tramites legais, a empresa encontra-se apta para iniciar os serviços.
Ao todo, vinte unidades escolares passarão por intervenções, beneficiando diretamente 2285 alunos da Rede Municipal de Ensino. Trata-se do maior programa de manutenção, reforma e ampliação de escolas municipais já realizado no município de Guimarães, denominado de Nossa Escola, eu amo, eu cuido. No decorrer dos próximos 12 meses, as unidades escolares passarão por intervenções, que serão executadas com o intuito de recuperar as condições estruturais dos prédios onde estão instaladas creches, jardins de infâncias e escolas de ensino fundamental. Os recursos são provenientes da recuperação do FUNDEF, e tem o acompanhamento do Ministério Publico.
De acordo com a Secretaria de Educação, foram realizadas visitas em todas as unidades. “Além das avaliações técnicas feitas in loco pelo engenheiro do município, nossas equipes conversaram com os diretores, professores e funcionários para avaliar as demandas de cada uma das escolas. O contrato abrange a execução das obras de manutenção, conservação, reforma e em alguns casos, ampliação dos prédios ocupados pela Educação”, afirma a Secretaria Iasmin Cunha.
As dez primeiras unidades escolares que passarão por intervenções serão: João Goulart Nunes e creche Juliana Cunha Bastos em Cumã; Mateus Avelar em Prata; Dr Urbano Santos, Nossa Senhora da Assunção e creche Anjinhos de Deus na Sede; Manoel Martins da Silva em Damásio, Maria Firmina dos Reis em Maçaricó; Sousândrade em Monte Alegre; Raimundo Artur Farias em Genipaúba.   
A prioridade de execução das obras foi definida pela Secretaria de Educação.
” Tínhamos que começar, então optamos por aqueles prédios que servem aos polos educacionais, e que neste momento têm as maiores necessidades por atenderem atualmente os alunos. Os primeiros trabalhos serão realizados nestas dez unidades e seguirão para as outras, finalmente atendendo antigas demandas das escolas do município. Para nós da Educação, trata-se da realização de um sonho. Ao todo, 2285 mil alunos serão beneficiados. O novo tempo chegou e com ele as melhorias que precisávamos na Educação de nosso município”, ressaltou a secretária de Educação, Iasmin Cunha.
 O prefeito Osvaldo Gomes ressaltou a importância do programa. “A educação sempre foi uma de nossas prioridades e estamos extremamente satisfeitos com o início deste trabalho. Com as reformas, conseguiremos garantir melhor estrutura e conforto para todos os professores e alunos da Rede Municipal de Ensino de Guimarães. Para nós, investir em educação é investir no futuro de nosso município”, enfatizou o chefe do Executivo.
Numa próxima etapa serão reestruturados os prédios escolares do João Henrique Bello (Cumã), Edson Anchieta (Sede), José Sarney (Gepuba), Sagrado Coração de Jesus (Lago do Sapateiro), São José de Guimarães (Vila Nova), Sotero dos Reis (Macajubal), Maria da Conceição Borges de Sousa (Carapirá), Alcino Cantanhede (Puca), Anjinho de Deus 3 (Genipauba).
A restruturação irá garantir o funcionamento das escolas tanto na sede do município, como também na zona rural. O objetivo é recuperar todas as unidades de ensino, colocando em prática a preparação de um ambiente limpo e agradável para que o aluno possa melhorar seu desempenho escolar.
A previsão de investimentos para execução das obras é de R$ 2.323.180,89.

Nenhum comentário:

Postar um comentário