sexta-feira, 1 de março de 2019

Governança mais articulada no território Lençóis-Munim-Delta


Após o segundo encontro do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider), realizado em Barreirinhas, na última semana, a Unidade de Políticas Públicas do Sebrae dá andamento às tratativas alinhadas com a governança da região Lençóis-Munim-Delta. O objetivo é coordenar as ideias dos grupos de trabalho na elaboração de uma marca e slogan para identificar o território e apresentar no próximo encontro, agendado para a segunda quinzena do mês de março, no mesmo município.

A atividade coletiva, que fez parte do módulo Gestão Compartilhada, buscou reunir elementos da iconografia dos 11 municípios que integram essa segunda turma do Lider no Maranhão – a primeira ocorreu no Litoral Ocidental em 2018. Participam do programa no território Lençóis-Munim-Delta gestores públicos, empresários e representantes da sociedade civil organizada de Santo Amaro, Barreirinhas, Paulino Neves, Tutóia, Água Doce, Araioses, Primeira Cruz, Humberto de Campos, Morros, Icatu e Rosário.

Com um lançamento e dois encontros já realizados na região, a gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Cristiane Corrêa, aponta que a articulação com as lideranças do território começa a surtir o efeito previsto pelo programa. “O Líder é uma estratégia idealizada pelo Sebrae para fortalecer a governança territorial, com vistas ao desenvolvimento dos municípios, integrando no processo as pessoas que moram na região. Começamos a construir os laços para uma boa integração entre os líderes, que passam a tomar consciência de que são agentes de transformação”.

O empresário João Monteles Neto, que preside a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreirinhas, aponta que o processo desencadeado pelo Lider é irreversível. “Estamos juntos para pensar o desenvolvimento e o futuro de nossa região e definirmos, juntamente com os gestores municipais, ações de políticas públicas importantes e decisivas para que esse objetivo seja atingido e as melhorias e oportunidades possam ser vivenciadas em todo o território e pelas pessoas que vivem aqui. Por isso, o programa chega em boa hora para nos unir e fortalecer”, destaca ele.

Sobre o programa
Focado no diálogo, organização, integração e empoderamento das lideranças locais, o Líder une as três esferas da sociedade – poder público, o empresariado e a sociedade civil organizada, dando-lhes o status de agentes de transformação para que possam protagonizar o processo de desenvolvimento territorial.

Ao final de oito encontros, os participantes irão construir um plano de ação que contemplará eixos estruturantes e metas para o desenvolvimento regional pautado na sustentabilidade e na cadeia produtiva do Turismo, a principal vocação do território, elencando no conjunto políticas públicas favoráveis ao fomento e crescimento dos pequenos negócios como forma de aumentar a oferta de trabalho e renda.

“Essa é uma contribuição do Sebrae para a governança dos Lençóis-Munim-Delta, assim como ocorreu no Litoral Ocidental em 2018, quando realizamos o Lider envolvendo 11 municípios daquela região e que, hoje, está com uma liderança organizada e mais fortalecida, já trabalhando no planejamento estratégico que eles mesmos elaboraram”, destacou a diretora de Administração e Finanças do Sebrae estadual, Rachel Jordão, que participou do segundo encontro do Lider.

Na região dos Lençóis-Munim-Delta, o primeiro encontro aconteceu em novembro do ano passado focando na Construção da Coesão e Identidade do Grupo. O encontro de março abordará “Desenvolvimento da Liderança Empreendedora”, levando à região um palestrante com experiência exitosa na temática para subsidiar os trabalhos que se seguirão por um dia e meio. Os encontros mensais findam em junho, com o planejamento estratégico para a região construído coletivamente pelo grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário