quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Sarney foi reconhecido como um dos criadores do MERCOSUL pelos presidentes atuais do Brasil e da Argentina…

É certo afirmar que os maranhenses desconhecem de fato os pontos positivos do governo do ex-presidente José Sarney, principalmente no que tange os direitos aos trabalhadores brasileiros, tais como: Salário Desemprego, Vale Transporte, Vale Alimentação, 40% do FGTS na rescisão de quem foram demitidos e o SUS. Apenas se ligam nas politiquices e futricas que não condizem com a realidade. O governo Sarney concedeu, ainda, o 13% salário aos militares.
Quanto ao MERCOSUL, foram os presidentes do Brasil e da Argentina, José Sarney e Raúl Alfonsín, que criaram o bloco regional da America do Sul, com início em 1985. Eles se encontraram na fronteira, em Foz do Iguaçu (PR), e selaram uma aliança estratégica entre os dois países. O primeiro objetivo da aproximação foi o de superar antagonismos históricos, originados nas disputas territoriais dos processos de independência e que se agravaram posteriormente em virtude da competição pela hegemonia regional. Em junho de 1986, Sarney e Alfonsín firmaram uma série de acordos para a integração argentino-brasileira em vários setores – entre eles, a renúncia expressa a projetos nucleares para a construção de armas de guerra.
Depois ingressaram Paraguai e Uruguai, quando foi assinado o tratado de Assunção, que instituiu o MERCOSUL, cujo resultado foi o acordo que criou zona de livre comércio na qual os países signatários não tributariam nem restringiriam importações entre si e garantiriam a livre circulação de pessoas e mercadorias.
Fazem parte ainda os seguintes países: Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Equador, Guiana e Suriname.
Agora, resolveram homenagear José Sarney… Antes tarde do que nunca!!!
Ah!!! É sempre bom ressaltar que o Plano Real e uma cópia do Plano Cruzado II, que não fora lançado à época porque os políticos não queriam perder suas eleições, tanto que o grupo fez o maior número de governadores, deputados federais e senadores.
Quem deixem de debater no senso comum e busquem as informações reais e históricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário