sábado, 12 de janeiro de 2019

Muda Pinheiro! Muda de Verdade. Renovação do Legislativo Pinheirense começa neste Domingo (13).

A população Pinheirense está claramente cansada da casta política que nos representa na Câmara municipal de Pinheiro, mais empenhada em atender a interesses particulares do que públicos. Nada que venha do legislativo parece funcionar. Projetos aprovados na escuridão, sem a menina transparência, esqueceram a função de um Vereador que é de Fiscalizar e cobrar ações do governo, verificar se os recursos do município estão sendo devidamente aplicados pela prefeitura para a promoção do bem-estar da população. Elaborar projetos de leis municipais para serem aprovadas na casa legislativa. O contrato entre representantes e representados não foi cumprido. “Se com esses políticos não está funcionando, mudemos então os políticos”: partindo desse pressuposto, pessoas oriundas da sociedade civil  têm se reunido em grupos para lançar novos candidatos. São os chamados movimentos de renovação política.
Em Pinheiro-MA, um grupo composto entre pessoas jovens e experiente na vida mas que nunca tiveram a oportunidade de representar a sociedade, vão iniciar neste domingo (13), em um ato de apresentação a população. O grupo que compõe ate o momento Vinte e Dois, ( 22 ) participantes, devera fortalecer ainda mais até as eleições de 2020.
O objetivo do grupo é de conscientização, fazer com que a população pinheirense tenha condições reais de escolher o melhor, não podemos continuar com um legislativo que não cansa do ” Toma lá da cá ” algo bastante conhecido em Pinheiro
Para renovar a política é, portanto, necessário mais do que alternância de poder, são necessários uma reciclagem ética e uma representatividade muito maior. Para alcançar isso, os movimentos de renovação política podem ser decisivos. No entanto, é preciso que, uma vez eleitos os políticos, a sociedade tenha maior capacidade de incidência sobre as decisões deles. Ora, essa capacidade não virá da boa vontade dos representantes, mas sim das ações coletivas que existem. Quanto mais potentes essas ações, maior a sua capacidade de influenciar as decisões. Em suma, só é possível alcançar um governo democrático quando se tem uma sociedade democrática.
Não seria justo delegar o peso da imensa tarefa de renovação política apenas aos movimentos que anseiam por isso. Para renovar a política é necessário o engajamento de cada um em sua vida cotidiana, fora das instituições, na construção da vida em comum, da igualdade, de uma sociedade democrática. A renovação política só existirá se for além da renovação de políticos. Pinheiro precisa se enquadrar nesse contexto e é esse o objetivo do nosso grupo, que em 2020 teremos a sonhada renovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário