quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Secretaria de Meio Ambiente realiza reunião com CLA e Associação de Moradores Quilombolas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Sustentabilidade (SEMMARS) realizou nesta terça-feira (19) com a equipe do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e a Associação de Moradores Quilombolas da Comunidade Pavão, uma reunião para debater temas graves sobre meio ambiente em Alcântara. A reunião aconteceu no Centro Técnico da Aeronáutica.

O objetivo principal da reunião foi discutir a problemática ambiental, visando em conjunto encontrar caminhos para coibir a degradação ambiental praticada há anos naquela Comunidade, sem nenhum controle, com a retirada de areia, pedra seixo, pedra comum e piçarra.

Após as discussões foi decida algumas medidas que serão tomadas através de autoridades para coibir os crimes ambientais na região, como:
1 – O CLA irá celebrar ao Ministério Público Federal comunicando tal fato e solicitando a adoção de medidas cabíveis ao presente caso;
2 – O CLA irá oficiar ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), comunicando tal fato e solicitando a adoção de medidas cabíveis ao presente caso;
3 – A SEMMARS irá proferir palestras na comunidade, conscientizando a população local sobre a vedação legal em relação à extração de minerais, disponibilizando material documentado sobre o assunto.

Participaram da reunião, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente formada por Eraldo Ribeiro Campelo (secretário), Ana Carolina Silva Sena (Analista Ambiental), Camila Rafaella Sousa Pereira (Analista Ambiental), Maria do Carmo Vitória Pereira
(Técnica em Meio Ambiente), a Equipe do CLA formada por Pauline Dulcinéia Mesquita Santiago (Chefe da Seção de Patrimônio), 2º Tenente Sebastião (Chefe da Assessoria Jurídica) e a 2ª Tenente Andreza (Chefe da Seção de Comunicação Social), além dos integrantes da Associação dos Moradores Quilombolas de Pavão, Jeandson Gusmão Araújo (Presidente), João Batista Câmara Almeida, Joedna da Silva Pires, Dacinete Araújo, Nilcilene Ribeiro Pereira, André Pereira e Mayane Macedo Pereira.


O município de Alcântara, através da Secretaria de Meio ambiente, tem trabalhado as questões de degradação ambiental, desmatamento, combate à caça predatória e poluição dos rios.  A secretaria tem feito um trabalho, bom quando o assunto é preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário