terça-feira, 19 de setembro de 2017

Gastão Vieira: LEGADO LIMPO E TRANSPARENTE

Dezesseis de setembro, há seis anos eu assumia o Ministério do Turismo.

Olhando para trás, não posso deixar de  revelar a minha felicidade por ver que, na denúncia do Procurador sobre as ações do PMDB, do qual fazia parte na época durante os governos Lula e do governo Dilma, não há qualquer citação sobre o Ministério do Turismo.

Isso me remete ao período em que assumi o MTur, quando o Ministério vivia uma época conturbada, com 26 servidores presos, com o secretário-executivo e o secretário de obras presos também, uma dificuldade enorme e uma intranquilidade muito grande.

Aceitei o desafio e vi, durante mais de um mês, repórteres de jornais e revistas de todo o país desembarcarem no Maranhão tentando levantar algo que manchasse a minha nomeação feita pela presidente Dilma. Não conseguiram. 

Rapidamente montei a minha equipe. Para a pasta mais importante dentro do Ministério, que era de secretário-executivo, não ouvi o meu partido e fui buscar no mercado um técnico de altíssima qualificação, Waldir Simão, que acabou inclusive Ministro do Planejamento no final do governo Dilma.

O imbróglio se deu na pasta de obras, que controlava a maior fatia de recursos do MTur. Eu tinha uma candidata e a nomeei, Drª Suzana Dickman, o PMDB tinha um outro candidato.

Durante dois meses eu sofri intensos ataques da imprensa, que tentava a todo custo enfraquecer a minha posição no Ministério.

Cedi para sobreviver, mas não permiti que o Ministério se transformasse nem em cabide de emprego do partido e nem no lugar que se pudesse fazer coisas nada republicanas.

Vejo, portanto, aquela época como um período muito difícil do ponto de vista político, basta lembrar  que eu era o Ministro do Turismo e o presidente da Embratur era o atual governador do Maranhão.

Mas lembro com carinho da maneira como enfrentei todas as adversidades e da equipe que montei no MTur.

Realizamos mudanças profundas e internas no Ministério, fazendo da transparência o ponto central da nossa administração.

Tudo que se quisesse saber sobre o MTur estava à disposição de qualquer cidadão brasileiro, em tempo real pela internet.

Razão pela qual acabei recebendo dois prêmios que muito me honraram, o de melhores iniciativas de transparência e de melhor sistema e mais eficiente, concedidos pela Controladoria-Geral da União e pelo Tribunal de Contas da União.

Hoje, não ver o Ministério do Turismo envolvido na denúncia do procurador, desculpem-me, mas me traz um grande sentimento de dever cumprido!


Grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário