segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Cara de Pau! Prefeito de Pinheiro paga para ser premiado como um dos melhores do Brasil.

Essa semana alguns municípios maranhenses foram ‘sacudidos’ com as movimentações de uma pesquisa que elegeu os melhores gestores de cidades do Brasil. O instituto intitulado de União Brasileira de Divulgação (UBD) listou vários prefeitos como sendo os mais bem avaliados gestores do País.

Dentre os prefeitos que conseguiram as melhores pontuações está o prefeito da cidade de Pinheiro que está há três meses sem pagar médicos, carros locados e contratados da saúde, além de outras mazelas no município, aparece entre os 50 melhores. A cara do prefeito nem treme!
Em recentes manchetes o mesmo instituto foi acusado de cobrar valores específicos para inserir os nomes de políticos como os mais bem avaliados perante as suas regiões. Nas denúncias os prefeitos pagariam pela inscrição no evento e também pela emissão do certificado.
Outro ponto que também chama atenção é que a metodologia recomendada para esse tipo de avaliação não é exposta conforme deveria pelo referido instituto. Todo o processo de premiação possui um custo que em muitos dos casos é suprido pelo próprio município, tornando a premiação um evento comercial.
Os valores para ‘inclusão’ de um nome na lista vão desde R$ 700,00 até mesmo R$ 2.000,00, valor que deve ter sido pago pelo prefeito de Pinheiro além de outras despesas como passagens de avião, hotel etc, ou seja, para receber o prêmio o prefeito de Pinheiro desembolsou no mínimo 5.000,00 (cinco mil reais).
O prêmio que já chegou a ser chamar ‘Gestor Nota 10’ sofreu uma alteração de identidade justamente pelas polêmicas envolvendo o órgão e a postura adotada pelos mesmos para premiar gestores sem avaliação concreta.
Levantamentos
Com base em uma reportagem publicada no Portal PE Mais, e constatou ainda a falta de informações disponibilizadas pela entidade. A falta de comunicação com a central de informação evidencia a limitação do sistema de pesquisas.
O site da empresa (www.ubd.com.br) disponibilizado para a listagem, ainda desatualizado, também expõe dados que divergem em vários quesitos. Um dos pontos observados é que existe uma série de ‘primeiros lugares’, o que afasta a tese de uma avaliação comparativa de fato entre todos os gestores brasileiros.
Um outro ponto observado e que despertou atenção. A maioria dos prefeitos mais bem avaliados são investigados por suposto envolvimento em esquemas de corrupção, enfrentam processos ou casos mais graves.
Vale ressaltar que a postura da entidade de comercializar títulos não a torna ilegal perante os órgãos fiscalizadores, porém, em tese, as avaliações não possuem valor de reconhecimento científico. Neste cenário as premiações podem ser caracterizadas como meramente comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário