terça-feira, 19 de setembro de 2017

Bomba! Instituto que apontou vitória de Flávio Dino tem endereço fantasma

Endereço onde deveria funcionar instituto é, na verdade, uma residência
Endereço onde deveria funcionar instituto é, na verdade, uma residência
(Com informações de O Estado) 
O instituto Data Ilha, que no fim de semana divulgou uma pesquisa apontando vitória do governador Flávio Dino (PCdoB) em primeiro turno, tem sede registrada em endereço onde na verde está localizado um imóvel residencial.
A informação foi revelada na tarde de ontem, pelo blog do jornalista Glaucio Ericeira. Ele esteve no local e constatou que a empresa, registrada no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) com o nome JM De Novaes – ME, não funciona onde deveria.
O instituto de pesquisa foi criado no dia 19 de julho de 2016, meses antes das eleições municipais. Segundo o registro, deveria funcionar no apartamento 1002 de um prédio localizado na Rua das Jaçanãs, na Ponta do Farol, bairro nobre de São Luís.
No entanto, no endereço informado no CNPJ, conforme constatou o editor do blog, não existe nenhum prédio e sim uma casa. No local, os vizinhos informaram tratar-se de um imóvel residencial.
Pelo menos quatro moradores da rua consultados afirmaram não ter conhecimento de que no endereço funcione uma empresa de pesquisa de opinião pública.
Segundo o secretário de Estado da Comunicação e Articulação Política do governo, Márcio Jerry (PCdoB), apesar de amplamente divulgado pela mídia ligada ao Palácio dos Leões, o levantamento não foi contratado pelo Executivo. A O Estado ele disse desconhecer o contratante.
Contra-ataque – A pesquisa Data Ilha foi liberada a setores palacianos da imprensa um dia depois da divulgação de um amplo levantamento do instituto Escutec. Contratada pela Rádio Difusora AM, esta consulta revelou que a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) segue na frente do governador Flávio Dino, tanto num cenários com vários candidatos, quanto numa simulação de confronto direto.
A consulta avaliou diversos cenários, mediu intenções de votos para presidente e senador, índices de rejeição e avaliou as gestões de prefeitos e do governador do Maranhão, tendo ouvido, para isso, 2.020 eleitores entre os dias 5 e 9 de setembro de 2017 em 60 municípios maranhenses. Os dados completos foram disponibilizados à imprensa.
Já a pesquisa usada pelos governistas como contraponto apresentou apenas um cenário, de suposto segundo turno, entre Flávio Dino e Roseana Sarney, dando ao comunista mais de 20 pontos de dianteira.
Segundo quem publicou os números, o instituto Data Ilha ouviu 2.104 pessoas em 37 cidades de todas as regiões do Estado. Ninguém informou o contratante da consulta e os gráficos não foram disponibilizados.
Maioria de votos para a oposição no Maranhão, revela estudo
A deputada Andrea Murad (PMDB) usou a tribuna para revelar mais um dado da pesquisa Escutec divulgada no fim de semana. De acordo com a pesquisa analisada pela parlamentar, a maioria dos votos válidos pertence aos candidatos de oposição ao governador Flávio Dino.
“A Escutec aponta, se as eleições fossem hoje, os votos válidos no primeiro turno: Roseana Sarney estaria com 44%; Flávio Dino com 39.3%; Roberto Rocha com 10.7%; Maura Jorge com 6%. Ou seja, a grande maioria do eleitorado, 60,7%, rejeita o Governador. De acordo com a pesquisa, Flávio Dino não seria reeleito governador do Maranhão, considerando a péssima gestão que vem fazendo”,disse a deputada.
Governador Flávio Dino
Governador Flávio Dino
Governo usa pesquisa como estratégia de convencimento
Desde que assumiu o cargo, o governador Flávio Dino(PCdoB) tem repetido o script em relação a pesquisas eleitorais: todas as vezes que um levantamento aponta fragilidade da sua gestão – ou do seu desempenho eleitoral – aliados do Palácio dos Leões divulgam números que apontam para o contrário.
Até o início deste ano, o instituto preferido dos governistas era o Exata, que, no entanto, deixou de ser utilizado no mais recente casa.
Apesar disso, a estratégia segue a mesma. Primeiro veículos aliados publicam os números e os compartilham nas redes. Depois disso, são produzidos banners com a informação da “liderança” do comunista, então novamente repercutidos nas redes sociais.
A partir disso, o próprio governador Flávio Dino faz algum topo de comentário sobre a pesquisa, normalmente agradecendo “a confiança” dos eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário