quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Zé Martins recebe mais um ônibus escolar e aumenta para seis novos veículos em sua gestão

O prefeito Zé Martins recebeu mais um ônibus escolar da governadora Roseana Sarney, nesta terça-feira (12). Já são seis novos veículos que beneficiam estudantes de Bequimão, adquiridos em pouco mais de um ano e meio frente à Prefeitura Municipal.
Nesse ritmo e com todas as estradas vicinais recuperadas, será possível substituir toda a frota que faz o transporte escolar, tornando o deslocamento dos estudantes cada vez mais confortável e seguro. “A nossa meta é ter ônibus para atender com dignidade os estudantes de Bequimão. Sabemos que não é fácil, entretanto já avançamos muito”, afirmou Zé Martins.
O ônibus entregue pela governadora Roseana Sarney faz parte do segundo lote de um total de 136 veículos adquiridos em parceria com o Governo Federal, por intermédio do Plano de Ações Articuladas (PAR/Estadual), no Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação. Os ônibus integram a política de emancipação e melhoria na infraestrutura da educação do Maranhão.
Para a governadora, a educação só terá melhorias mais significativas com a união entre o governo federal, os estados e municípios. “Se não nos unirmos, não vamos para lugar nenhum”, disse Roseana, ao ressaltar que a educação fundamental, de responsabilidade dos municípios, precisa de investimentos que passam por essa articulação entre as três esferas de governo.
Um exemplo de parceria bem sucedida é a aquisição de ônibus escolares, tão importantes num estado como o Maranhão, no qual grande parte da população vive na zona rural. “Precisamos dar condições para levar essas crianças que moram em pequenos povoados até onde tem educação melhor. Com os ônibus, melhoramos a segurança deles, para que não sejam transportados em qualquer carro”, frisou a governadora.
Ela disse, ainda, que existe uma emenda parlamentar do deputado federal Gastão Vieira no valor de R$ 14 milhões, que deve garantir mais ônibus escolares para o Maranhão.

O secretário estadual de Educação, Danilo Furtado, destacou que o regime de colaboração defendido pela governadora ficou explícito no Plano Estadual de Educação. “Hoje, não estamos vivendo apenas um ato de entrega de equipamentos, mas uma demonstração dessa articulação, que a senhora já implantou no plano”, disse, dirigindo-se a Roseana Sarney.
Segurança garantida
Para serem devidamente liberados para entrega aos Municípios, todos os ônibus passaram por vistoria para regularização documental, incluindo inspeção para a verificação dos itens de segurança necessários ao transporte de estudantes. O processo é realizado de forma minuciosa, atendendo aos critérios do programa do MEC.
Por meio do PAR/Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) solicitou ao Governo Federal, ano passado, 200 ônibus para o transporte escolar em municípios maranhenses, sendo que desse total, 136 já tiveram a entrega autorizada. Dentro de um mês, o prefeito Zé Martins deve receber mais um ônibus escolar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário