terça-feira, 1 de agosto de 2017

FÓRUM FLORESTA DOS GUÁRAS II Encontro Floresta dos Guarás “Unir para Construir”.

HISTORIA DO FÓRUM FLORESTA DOS GUARÁS.
Em novembro de 2014, um pequeno grupo se formou, no aplicativo social do WhatsApp, com o objetivo de criar um espaço de debates, propostas e agendamentos de ações  que incluísse a sociedade civil e os gestores públicos dos, então, oito municípios integrantes do polo ecoturístico do fórum da floresta dos guarás.
No inicio, o eixo principal teria o eco turismo como base de geração de emprego, renda, melhoria da qualidade de vida bem como a valorização da cultura local, tendo a sustentabilidade social ambiental como o caminho para a transformação. Em poucas semanas o grupo aumentou e a sustentabilidade socioambiental passou a ser o eixo principal, inicio, meio e fim dos esforços voluntários e não partidários. E assim formatou-se o fórum da floresta dos guarás. Em 30 de abril de 2016 realizou-se o primeiro encontro do fórum floresta dos guarás no município de Guimarães onde foram definidos os temas prioritários para o período de 2016 e 2017.
O segundo encontro fórum floresta dos guarás teve o município de Cururupu como aquele eleito por unanimidade entre os integrantes do fórum e foi realizado durante os dias 14, 15 e 16 de julho de 2017, “litoral ocidental Maranhense pela Sustentabilidade”.
II Encontro Floresta dos Guarás   “Unir para Construir”.
Para a Prefeita Municipal de Cururupu, Rosária de Fátima Chaves, a professora Rosinha, a cidade de Cururupu é uma privilegiada por sediar a segunda edição do evento. “As pessoas que organizam esse encontro utilizam as ferramentas de divulgação e abrangência do evento para o bem. Eles não têm interesse econômico e nem partidário com o fórum, estão somente pensando naquilo que é o melhor para a nossa região do litoral ocidental maranhense”,  destacou a prefeita.
Com quase três anos de existência o Fórum Floresta dos Guarás foi uma iniciativa idealizada com o objetivo de criar um espaço para debater ações e elaborar propostas de políticas públicas que possam beneficiar os oito municípios que integram o polo Floresta dos Guarás.
Como parte das ações do grupo, todo ano universidades, estudantes, representantes de entidades não governamentais, associações, órgãos do poder público, tanto estadual quanto municipal, grupos artísticos e folclóricos, artesãos, instituições públicas e privadas e diversos  membros da sociedade civil, se reúnem durante o Encontro Floresta dos  Guarás, para tratar temas prioritários para o desenvolvimento  socioambiental da região.
Como parte da programação em Cururupu, ocorreram diversos debates sobre  turismo sustentável, com base na geração de emprego e renda, melhoria  na qualidade de vida na região, valorização da cultura local tendo a  sustentabilidade socioambiental como o caminho para a transformação.
Com o tema “Unir para Construir”, o encontro discutiu temáticas que estão relacionadas diretamente a vida da população local como a preocupação com as mudanças climáticas e como elas tem impactado as zonas costeiras e os recursos hídricos. Foram discutidos ainda  segurança pública e a problemática do trânsito.
Participaram do evento como expositores na manhã de sábado (16), Flávia Mochel, Professora, Doutora do departamento de Oceanografia (UFMA),  João Batista Martins, Diretor Superintendente do SEBRAE no Maranhão, Luzenice Macedo, diretora do Instituto Maranhão Sustentável,  Almerice Ferreira da Silva, educadora, militante social, coordenadora da Vigilância Sócioassistêncial de Guimarães, Major Claúdio Martins Silva, comandante da 2ª CI da Policia Militar.
Segundo a professora Doutora do Departamento de Oceanografia da UFMA e  Diretora do Cermangue, Flávia Mochel, um ponto positivo que já pode  ser percebido é que o encontro está unindo os municípios da floresta  dos guarás, inclusive trazendo outras cidades que até estão fora dessa  região especifica do litoral, mas que querem contribuir com o tema.  “Até porque essa é uma discussão que é de todos e não apenas daqueles  que vivem no polo”, enfatizou Mochel.
Como parceiro do evento, o SEBRAE participou do Fórum com uma palestra  proferida pelo Diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão, João  Martins, que abordou o tema  “O papel do empreendedorismo na  construção do desenvolvimento regional”.
“O Sebrae trabalha em parceria com o poder público e a sociedade civil  organizada e felizmente pudemos nos irmanar com o Fórum Floresta dos  Guarás e contribuir com o nosso entendimento de empreendedorismo para  fortalecer, não somente os micro e pequenos empresários aqui da região  do litoral ocidental, mas a população como um todo aqui da Floresta  dos Guarás, para que o trabalho realizado aqui possa gerar emprego e  renda fazendo com que esse território se desenvolva com  sustentabilidade”, afirmou Martins.
Para Marcos Dominice, um dos membros da comissão organizadora do  evento, os municípios da região tem um potencial enorme para o  desenvolvimento da cultura, do esporte, do lazer e principalmente do  emprego e renda, mas como todos os municípios eles também têm  problemas e isso é discutido no encontro, não apenas as  potencialidades. “Nosso objetivo é buscar soluções e mostrar para a comunidade todo o potencial da região e motivá-los a modificar a realidade atual”, afirmou Marcos Dominice, membro da comissão  organizadora do encontro.
Durante o encontro os participantes puderam acompanhar as exposições científicas,  gastronômicas, institucionais e artísticas montadas por toda a  área no local do evento, a noite apresentações culturais foram apresentadas, como tambor de Crioula, Bumba Bois e musica ao vivo com artistas maranhenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário