sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Sebrae amplia ações para desenvolvimento da cadeia do mel na Baixada

A Unidade Regional do Sebrae em Pinheiro está visitando as Unidades de Beneficiamento de Mel de Abelhas presentes em municípios produtores da Baixada Ocidental Maranhense, levantando as necessidades das comunidades, identificando os centros existentes na região, para definir uma estratégia  que venha efetivamente permitir a consolidação da operacionalidade da cadeia produtiva do mel da região. Com este trabalho, o Sebrae busca fortalecer as entidades e associações produtoras de mel na região.

Uma equipe de técnicos do Sebrae – formada pela gerente regional, Rosa Amélia Borges, o gestor do projeto “Atendimento Territorial da Baixada Maranhense”, Raimundo Júnior e o consultor do Sebrae, Mário Carneiro, especialista em inovação tecnológica no agronegócio – esteve em reunião com a presidente da Cooperativa de Mel na Baixada Maranhense (COAMEL),Rosilene Padilha; com o produtor José João dos Inocentes Martins, representando a Associação de Meliponicultores de Peri Mirim e o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Peri Mirim, Francisco Júlio Oliveira; além de outros produtores de mel.

Já foram visitados: a Unidade de Beneficiamento de Mel do povoado de Mangabeira “Mel Turi”, no município de Santa Helena; e o Centro de Referência de Meliponicultura, localizado em Peri-Mirim, que já se encontra com 65% de suas obras de ampliação concluídas. O Sebrae é parceiro da ação junto aos produtores e à Fundação Banco do Brasil – o objetivo em Peri Mirim é que a obra do Centro seja concluída até o final deste ano.

A produção de mel constitui uma atividade tradicional na Baixada Ocidental Maranhense e passou a ser sistematizada em 2007, ocasião em que o Sebrae identificou, realizou um diagnóstico e deu início à capacitação e organização dos produtores. Ao longo dos anos, a prática foi se disseminando entre pequenos e médios produtores, assim como produtores de base familiar. Na Baixada, a produção de mel é feita a partir de abelhas com ferrão e sem ferrão – esta última denominada meliponicultura.
As abelhas são os principais agentes polinizadores de diversas plantas nativas que conservam a vegetação; o mel produzido pelas abelhas contém os nutrientes básicos necessários à saúde; além de servirem de fonte de alimento, o mel produzido pelas abelhas representa uma importante fonte de renda na região.
Outras parcerias - O Sebrae em parceria com a UEMA, tem realizado  programas de  capacitação regional para os produtores de mel da Baixada. Este ano, acontece a sétima edição do Encontro Sobre Abelhas Nativas da Baixada Maranhense, previsto para os dias 3 e 4 de Novembro na Escola Fazenda da UEMA, em São Bento. Um evento que busca reunir produtores, professores, pesquisadores e estudantes de áreas correlatas, para discussão, apresentação de trabalhos e avaliação de temas relacionados às abelhas, enfatizando a meliponicultura.

O Sebrae atua através de consultorias, orientando os produtores com relação ao aumento da produção com qualidade e na produtividade incentivando o aumento do numero de colmeias em conformidade com as floradas no raio de visitação das abelhas em torno do meliponário.


Alguns produtores já utilizam a tecnologia transferida pelo Sebrae como: manejo produtivo, manejo de manutenção, colmeias racionais, alimentação dos enxames no período de pouco alimento, controle de inimigos naturais de abelhas, construção de meliponário para facilitar o manejo das colmeias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário