sábado, 15 de fevereiro de 2014

O mundo virtual de Flávio Dino

Os últimos eventos envolvendo o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Flávio Dino, demonstram certa imaturidade politica no comportamento do comunista - além de uma personalidade irascível ao extremo.

Com certa compulsão diária no uso das redes sociais, Dino tem se exposto ao ridículo, demonstrando constantes alterações de humor e comprando brigas com o universo virtual dos blogs. 

O ex-juiz acha que vai vencer as eleições com a tropa de choque que contratou, dia e noite, para disparar ataques contra o grupo governista e contra o secretário de Infraestutura, Luis Fernando. Ano passado, conseguiu o selo de uma ong de mídia alternativa para realizar um tal "Seminário de Comunicação e Mídias Livres" com objetivo de alinhar blogueiros a seu favor e protestar contra a "oligarquia", com a presença do fiel escudeiro, Márcio Jerry, ainda secretário muncipal de Comunicação, dos professores Francisco Gonçalves (FUNC) e Ed Wilson, também blogueiro alinhado aos interesses dinistas e outros. 

Entre os palestrantes de fora, estava Fabricio Solagna (foto), que atuou durante mais de dois anos como coordenador executivo do Gabinete Digital do Governo do Rio Grande do Sul. Solagna hoje presta consultoria a Flávio na "desconstrução" virtual do grupo Sarney, pago com recursos misteriosos.

O cara da web de Dino, que já atuou fortemente na UJS, União da Juventude Socialista (grupelho formado por militantes e estudantes profissionais ligados ao PCdoB) é um especialista no uso da Internet para fazer guerrilha política, mas pouco sabe sobre o Maranhão.

O uso de Twitter no interior do estado é tão frequente na população quanto as viagens espaciais. Segundo o IBGE, o Maranhão, um estado predominantemente rural, possui o menor número de domicílios no Brasil com acessos à Internet. O Governo tem investido fortemente para interligar todos os municípios por estradas, exatamente para diminuir as distâncias em uma das mais extensas unidades da federação do Nordeste e acelerar o desenvolvimento. 

Flávio Dino direciona investimentos altos ao seu exército de blogueiros, tuiteiros e usuários de várias redes sociais. Provavelmente, por viver postando bobagens na Internet, age como um amador no ambiente real da política. A complexidade de um estado do tamanho do nosso, com contrastes e diferenças regionais gritantes exige muito mais do que 140 caracteres. 

Com seus "Diálogos pelo Maranhão" - quando elucubrações e ideias vagas são debatidas - com muita teoria e pouca prática e uma campanha acirrada na web, o comunista demonstra viver na lua e em um mundo virtual. 

O despreparo de Dino para ser governador é tamanho que, ao afirmar estar com a "integridade física ameaçada" pelo blogueiro Marco Deça, agiu como um pateta. As postagem de Deça devem ter o mesmo efeito de um soco no avantajado ego de quem canta, desde já, a vitória em outubro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário