sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Presídio de Pinheiro poderá ser construído em terra de Penaldon Moreira na região da Chapada

Depois de vários protestos realizados pela comunidade de ponta de Santana e povoados vizinhos,  onde o governo do estado iniciou a construção do presido regional da baixada, representantes do governo resolveram vir e abrir dialogo com a sociedade pinheirense. O secretário da Administração Penitenciária do Maranhão Delegado Sebastião Uchoa veio a Pinheiro e depois de horas de debates acalorados com vereadores e até o suplente e impedido de se candidatar Otelino Neto, apareceu para dar mais fogo às discussões.
Durante mais de 4 horas e Secretário tentou explicar a urgência da obra e a descentralização do Sistema Prisional do Maranhão, que é uma necessidade. Disse. Não convenceu e não foi convencido, mas, a participação da OAB, foi fundamental na representação do seu presidente Advogado Gico, para que se chegasse a um ponto de concordância. “o problema não era a construção do presídio em Pinheiro, mas, a sua localização, muito perto da cidade, apenas 5,5 quilometros, o que fere os regimentos do código de postura da cidade. Chegado a esse consenso. Se buscaria uma alternativa de se conseguir um terreno mais distante para a construção da obra.
O problema é que a obra já foi iniciada, a terra-planagem tá pronta e a marcação e colocação do piso já começaria a ser feito está semana.   
Continuou o bom censo do secretário que aceitou a sugestão, de uma equipe que vem a pinheiro no começo da próxima semana e vai verificar a viabilidade desse terreno que pertence a Penaldon Moreira. Perguntado se seria comprado o outro terreno, o secretário disse que o terreno seria doado pelo dono para a instalação da penitenciária.  
Os vereadores que hoje são da oposição, Stélio, João Moraes, Lucas do Beiradão, Leonardo e outros, são os mesmo que aprovaram o projeto, quando o então governador Jakson lago, trouxe o presídio para Pinheiro e comprou a área do advogado Genival e o prefeito era Zé Arlindo, chefe político desse mesmo grupo, que hoje se opõem a construção do mesmo presídio no mesmo local. É política pura!

Resultado reunião: vamos esperar pra próxima semana pra saber se haverá viabilidade no terreno de Penaldon e se será mesmo doado. O que todos duvidam. O secretario foi e ficou de resolver e mandar a solução do problema que não é só de Pinheiro. É aguardar pra ver!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário