domingo, 1 de dezembro de 2013

Subsecretário de Saúde José Marcio, profere palestra sobre a história da medicina no Maranhão



O subsecretário de Estado da Saúde José Márcio Leite, presidiu nesta quarta-feira (27), a conferência de abertura do "II Congresso Maranhense de História da Medicina". O congresso acontece nas dependências da sede do Conselho Regional de Medicina (CRM/MA), no Renascença, em São Luis.
De acordo com a presidente do congresso, professora Andrea Marques Pires o evento promovido pela Sociedade de História de Medicina do Maranhão e Departamento de Patologia da UFMA, traz em seu tema "Medicina Colonial no Maranhão", a síntese para despertar no público, em sua maioria estudantes de medicina de universidades e faculdades da capital, a importância de se conhecer o surgimento da profissão no estado e como afastar da atualidade problemas remanescente deste surgimento, que ainda dificultam o pleno exercício e a ética da profissão.
"Esse congresso traz em seu foco a importância de se discutir a história da medicina com o valor científico pautado nessa conduta de se conhecer a história, para que se aplique medidas no presente que mudem o futuro da profissão, a qualidade do serviço prestado a sociedade pela classe médica, e prover um olhar mais crítico e humano para com estas questões", diz ela, citando como exemplo o momento vivido pelo país em torno das discussões acerca de médicos estrangeiros clinicarem no Brasil pelo Programa "Mais Médicos do Governo Federal".
Ela enfatiza ainda que o congresso fomenta a necessidade de suprir lacunas com a falta desta cadeira em outros centros acadêmicos, que não instituíram esta temática em sua grade curricular. "É preciso que outras instituições de ensino despertem para a importância do valor científico dessa cadeira, como fez a Universidade Federal, para a formação de novos profissionais", conclui.
Palestra
A palestra de abertura de conferência "Da Medicina Colonial ao SUS no Maranhão", proferida pelo médico José Márcio Soares Leite, transportou os espectadores até os primórdios da medicina no Brasil e no Maranhão, revelando através de dados e fatos históricos o sofrível nascimento da profissão desde o primeiro esboço, com a prática dos curadores, barbeiros e sangradores, passando pelos boticários, a formação dos primeiros médicos no Maranhão - a citar o precursor da medicina Thomaz D'Lastre (1612), que veio ao Maranhão em caravelas partidas de Portugal - as diversas epidemias ocorridas, a criação dos primeiras casas de caridade e hospitais, até chegar às dificuldades enfrentadas para estabelecer um sistema de atenção que culminou na instituição, em 1988, do Sistema Único de Saúde (SUS). Impactos positivos e dificuldades que se ampliaram com o passar do tempo e inúmeros acontecimentos que transformaram a sociedade brasileira.
"Com a criação do SUS em 1988, não se previu aspectos decorrentes de fatores como aumento e envelhecimento da população brasileira, forçando a elevação de custos e subfinanciamento dos serviços, culminando na 'judicialização' da saúde", revelou. Atualmente José Márcio é presidente da Academia Maranhense de Medicina, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, professor do Departamento de Saúde Pública da UFMA, e Médico do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário