segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Bequimão encerra 1ª semana do Bebê Quilombola no encontro de Comunidades na sede do município

O prefeito Zé Martins, a secretária da Igualdade Racial do Maranhão Claudete Ribeiro, a secretária municipal Dinha Pinheiro, representantes da Unicef, vereadores, secretários, autoridades e as principais figuras da primeira semana do Babe Quilombola do Brasil.
As 10 comunidades certificadas e que participaram ativamente da semana com muitas atividades, vieram para a cidade de Bequimão e na praça Central da cidade, participaram do encerramento com muitas atividades e percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade, dividiram com a população o brilho a beleza e a felicidade da negritude estampado no rosto de todos os Quilombolas presentes na festa.
Para o prefeito Zé Martins a semana mostrou a importância das comunidades quilombolas para o desenvolvimento do município e a responsabilidade que o governo municipal tem com essas pessoas. Para a secretária Dinha Pinheiro, o resultado desse trabalho só será visto no futuro e com certeza os frutos serão maravilhosos.
Para a secretário Claudete Ribeiro a avaliação desse trabalho feito durante uma semana superou todas as expectativas e mostrou o potencial dessas comunidades. Para os representantes da UNICEF os resultados são fantásticos e as comunidades mostraram que estão prontas para serem trabalhadas e receberem os benefícios que essa semana trará a todas as comunidades e ao município de Bequimão, que passa a ser um exemplo para o Brasil.
As Comunidades
Pioneira no Brasil, a Semana do Bebê Quilombola de Bequimão foi construída de maneira participativa e colaborativa, para servir como modelo a outros municípios do país. No começo do mês de outubro, a secretária Estadual de Igualdade Racial, Claudett de Jesus Ribeiro, e a secretária Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, começaram a promoveram rodas de conversa.

Os moradores das comunidades quilombolas ajudaram a elaborar a programação da Semana. Foram eles que escolheram, em assembleia, o tema “O Direito, a Sobrevivência e o Desenvolvimento da Criança Quilombola”, com o intuito de destacar os cuidados que se deve ter com a criança logo na primeira infância. As atividades forão realizadas, simultaneamente, nos povoados Santa Rita, Rio Grande, Ariquipá, Ramal do Quindíua, Pericumã, Marajá, Conceição, Mafra, Sibéria e Juraraitá, todas certificadas como remanescentes de quilombolas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário