domingo, 15 de dezembro de 2013

Sec. Victor e Sema homenageiam jornalistas com prêmio Ararajuba

Em solenidade bastante prestigiada, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) premiou na noite de quinta-feira (12) seis profissionais da imprensa maranhense na primeira edição do Prêmio Ararajuba de Jornalismo Ambiental.
“Este prêmio serve de incentivo às reportagens voltadas para a área do meio ambiente e também de agradecimento pelo trabalho desses profissionais como agentes fiscalizadores e divulgadores do trabalho da Sema. A imprensa é uma espécie de caixa de ressonância da sociedade e nosso objetivo é fortalecer a política ambiental do nosso estado”, ressaltou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Victor Mendes.
As homenagens se estenderam aos profissionais que tiveram trabalhos selecionados e todos receberam troféus. Foram distribuídos R$ 21 mil em prêmios divididos em seis categorias: Acadêmicos de Jornalismo, Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Webjornalismo, Radiojornalismo e Fotojornalismo. A noite também foi animada pelo elenco da peça Pão com Ovo, da Santa Ignorância Cia. de Artes.
Foram premiadas as reportagens Campanha Verde para uma Cidade Sustentável (Guilherme Felipe Oliveira Lima e Rafael Figueiredo da Silva Batista – TV UFMA Ascom), Universidade, sinônimo de uma cidade sustentável (Sansão Hortegal Neto – site institucional da UFMA), “Beleza e poluição” (Michel Ribeiro Sousa – jornal O Imparcial), Ministério do Turismo libera verba de R$ 30 milhões para despoluir praias (Biaman Prado – jornal O Estado do Maranhão), Cultivo sustentável da ostra no município de Raposa (Venilson Gusmão – Rádio Universidade FM) e Tartarugas do Delta (Sidney Pereira, Miguel Nery e Manoel Costa – TV Mirante).
O Prêmio Ararajuba foi lançado em junho pela Sema e contou com 60 trabalhos inscritos, sendo 27 produções selecionadas para a última etapa. Os finalistas foram avaliados por uma comissão julgadora composta por sete profissionais da área e especialistas na questão ambiental. O tema foi “Sustentabilidade”.
De acordo com o secretário Victor Mendes, o nome escolhido para o Prêmio Ararajuba refere-se a uma espécie de arara pouco conhecida, que ocorre principalmente na região do Gurupi e que está em extinção no Brasil, sendo mais frequente atualmente no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário