terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Deputado Victor faz acontecer a 1ª feira Cultural do Município.

Com objetivo de promover a inclusão cultural o acesso à cultura em um espaço permanente no município de Pinheiro, o Instituto maranhão Sustentável e a Prefeitura Municipal de Pinheiro por iniciativa do secretário e deputado Victor Mendes, fizeram acontecer nos dias 28/29 e 30 de Novembro, a 1ª Feira Cultural Pinheirense. 

O evento ocorreu no Centro Cultural Pinheirense José Sarney, um local acolhedor para produção, exposição e fruição de bens culturais e históricos do município. Oportunidade de entretenimento e informação à comunidades pinheirenses. 

Para garantir a ambiência cultural durante toda a programação, as Secretarias de Educação e Cultura do município e a Academia Pinheirense de letras APLAC, realizaram múltiplas atividades no centro, com demonstração das diversas funções que o centro vai assumir diante da sociedade. 

A Feira de Cultura de Pinheiro apresentou livros de grandes escritores pinheirenses, e contou com a participação de vários artistas locais: (Lourenço Pinheiro, Fernando Pessoa, Veruza, Pedro Bastos, Dinhoca, Raimundinha do forró, Elizeu Cardoso, Diniz, Joãozinho, e outros). Concurso de prosa, mostra de vídeos, Exposição fotográfica, Registro em audiovisual, 1º Feira de livros e várias intervenções de expressões artísticas, enfim, uma galeria de artes apresentada de forma dinâmica, dialogada e democrática.  


O Centro Cultural de Pinheiro é fruto de uma parceria do Governo do maranhão com a prefeitura de Pinheiro e do Secretário Victor Mendes, pelo resgate da cultura pinheirense. Uma luta que teve início na gestão anterior do prefeito filuca, e foi abandonado pelo ex-gestor, Zé Arlindo, só agora, em parceira com o Pinheirense, Senador José Sarney, a cidade de pinheiro foi agraciada com o centro. 

“A proposta é garantir o apoio a vivência e as ações culturais diversificadas e proporcionar a maior visibilidade, divulgação e exposição de artistas e trabalhos locais, transformando o Centro Cultural, em espaço articulado para o desenvolvimento de idéias criativas, na perspectiva de promoção da inclusão social e do desenvolvimento humano. Afirmou filuca.



Ao destinar novo espaço à história, à arte e à cultura pinheirense, a prefeitura de Pinheiro e o Instituto maranhão sustentável estabelecem mais uma via de aproximação com a sociedade, pois oferece a ela um território de reflexão de seus costumes, idéias, expectativas e visões de mundo, através da expressão artística e intelectual. O Centro Cultural pinheirense, tem como metas regionais, sustentar mecanismos de promoção e valorização das culturas regionais. Divulgar a produção artística contemporânea, e resgatar a memória de nossa cidade. Concluiu o Secretário de Meio Ambiente, Victor Mendes. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário