quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Roseana entrega kits de irrigação a 42 municípios e 15 veículos para a Aged inclindo Pinheiro


A governadora Roseana Sarney entregou, nesta segunda-feira (9), kits de irrigação a 42 municípios e 22 veículos a escritórios da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) instalados no interior. O ato, que aconteceu no Palácio dos Leões, reuniu prefeitos das cidades beneficiadas, teve os termos de doação assinados também pelos secretários Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e João Abreu (Casa Civil), além do deputado estadual Eduardo Braide, que representou a Assembleia Legislativa.

“Este é um ato de fortalecimento da agricultura e das ações da defesa sanitária vegetal. Sem dúvida um grande avanço, pois faço a entrega neste momento de 285 kits de irrigação e também de automóveis aos escritórios da Aged, instalados em 13 municípios. A entrega desses kits e dos veículos confirma a prioridade que o meu governo vem dando ao setor agropecuário em nosso estado, incentivando, sem distinção o pequeno, o médio e o grande agricultor rural”, disse a governadora Roseana Sarney.

A governadora ressaltou, ainda, a participação determinante dos deputados Arnaldo Melo, Tatá Milhomem, Antônio Pereira, Leo Cunha, Eduardo Braide e César Pires, para que os kits fossem entregues hoje aos 42 municípios. Os kits de irrigação foram adquiridos por meio de recursos de emendas parlamentares dos deputados e complementados com recursos do Tesouro Estadual. Roseana Sarney informou que ao todo serão entregues 700 kits de irrigação, que vão fortalecer a agricultura familiar, aumentar a produção e melhorar a qualidade de vida das famílias beneficiadas, que terão condições de produzir e comercializar seus produtos o ano inteiro.

O secretário de Agricultura, Pecuária, e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, disse que o momento é muito importante para a agricultura do estado. "Eu acredito muito na agricultura, cada dia mais forte e cabe a nós, secretários, governo, levarmos esta tecnologia aos produtores rurais. Nós temos que partir para irrigação, uma vez que temos muitos rios perenes, temos lagoas enormes, barragens e os kits facilitam a vida dos produtores rurais para que eles produzam duas, três ou quatro safras, que não dependam apenas da safra do inverno", observou o secretário.  

Foram beneficiados com a entrega dos kits, os municípios de Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Urbano Santos, Joselândia, Cidelândia, Carolina, Grajaú, Vargem Grande, Amarante, Buritirana, Governador Ribamar Fiquene, Imperatriz, Presidente Dutra, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Sítio Novo, Buritirana, Davinópolis, Estreito, Governador Edson Lobão, São João do Paraíso, Benedito Leite, Colinas, Jatobá, São Domingos do Azeitão, Morros, Presidente Juscelino, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santa Luzia, São João do Caru, Vitória do Mearim, Zé Doca, Codó, Tutóia, Cantanhede, São Roberto, São José dos Basílios, Rosário, Santa Rita, Santo Amaro e Cachoeira Grande.  

O prefeito de Codó, Zito Rolim, que falou em nome de todos os demais gestores municipais contemplados, disse que os kits são um apoio que para as prefeituras possam ajudar as comunidades que precisam melhorar e ampliar sua produtividade. A prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale, também agradeceu a o governo pela ação e disse que esse apoio é fundamental, pois cada passo que se dá, ajudando o pequeno agricultor, desenvolve a região e melhora a qualidade de vida das pessoas do campo.

 

Veículos

Já os carros e as motos entregues para os escritórios da Aged foram adquiridos por meio de convênio entre a agência e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), um investimento de R$ 1.982.510,35. Essa ação visa a estruturação e manutenção do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Vegetal para controle, erradicação e prevenção de ocorrência de praga dos vegetais.

Dentre as ações previstas no convênio, estão a prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais, de acordo com a legislação estadual e federal; levantamento fitossanitário da área livre de sigatoka negra - fungo que ataca a banana; o combate ao cancro cítrico - bactéria que atinge as laranjas, tangerinas e limões -, monitoramento da ferrugem asiática que ataca o plantio de soja e a capacitação de técnicos para a certificação fitossanitária de origem, documento indispensável para o trânsito de vegetais.         

Os veículos serão destinados aos escritórios da Aged instalados nos municípios de Caxias, São João dos Patos, Lago da Pedra, Santa Luzia do Paruá, Santa Helena, Lago Verde, Barão do Grajaú, Pinheiro, Codó, Pastos Bons, Estreito, Timon e Boa Vista do Gurupi.

O diretor da Aged, Fernando Mendonça disse que os veículos vão incrementar a fiscalização não somente das pragas, mas do comércio e uso do agrotóxico. "Este aporte de equipamentos não foi só em veículos, mas também em equipamentos como computadores, para estruturamos os escritórios na área de defesa vegetal. Nós já tivemos um grande avanço na área animal e agora a gente está reestruturando a área vegetal para também avançarmos”, disse Fernando Mendonça.

O superintendente Federal de Agricultura no Maranhão, Antônio José dos Santos, destacou que agropecuária do Maranhão vive um grande momento com a certificação do Maranhão como zona livre de aftosa sem vacinação. "Esta entrega de veículos vem confirmar este bom momento do estado", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário